Significado de Estética

O que é Estética

Estética é um substantivo feminino que dá nome à ciência que trata do belo e ao sentimento que a beleza desperta nas pessoas. Também é um ramo da filosofia que estuda a natureza da beleza e os fundamentos da arte.

A palavra estética também está intensamente ligada à beleza facial e do corpo nas clínicas de estética, onde as pessoas costumam fazer tratamentos em sessões para melhorar a aparência da pele e das formas físicas.

Estética na Filosofia

Na filosofia, a estética é o estudo da percepção e do julgamento sobre o que é considerado beleza, as diferentes técnicas artísticas que provocam emoções sobre o belo, a preocupação com o sublime e até a inclusão do que é considerado feio ou horroroso.

De acordo com os filósofos gregos Aristóteles e Platão, a estética estava relacionada com a lógica e a ética e com valores essenciais aos seres humanos, que são o belo, o bom e o verdadeiro.

Posteriormente, a estética se tornou uma filosofia da arte, onde se fazia uma reflexão sobre as técnicas elaboradas pelo artista e sobre as condições sociais que fazem uma ação ou monumento ser considerado algo artístico.

Platão colocava o belo no plano do ideal, onde havia harmonia e proporções nos objetos, mas que também transcendia o material, com a sensibilidade da admiração e da ideia da perfeição.

Ao contrário de Platão, Aristóteles já acreditava que o belo era algo concreto e material, e não apenas algo abstrato que ficava no campo das ideias. Para chegar nessa estética artística, era preciso seguir alguns critérios de composição, equilíbrio e simetria.

A estética contemporânea por sua vez possui duas tendências, a ontológico-metafísica e a histórico-sociológica. A primeira se caracteriza por transformar o belo ideal em uma vertente verídica ou verdadeira, enquanto a segunda considera a arte uma manifestação do trabalho do homem dentro do seu âmbito social e histórico.

O significado de Estética está na categoria Significados