Significado de Etc

O que é Etc

Etc. tem alguns significados, são eles: “e o resto”, “e outras coisas” (significando da mesma espécie), “e assim por diante”.

O que é Etc.:

Etc. é a abreviação do termo que veio do Latim. É composta por duas palavras “et” (significando e) “cetera” (significando o resto). Você também pode escrever da seguinte forma na língua portuguesa: Etecetera.

Etc. exprime a intenção de preencher uma série ou uma enumeração sem precisar estender o assunto, ou seja, passando a ideia de que depois do que você passou, as informações continuam nas mesmas regras.

Usos do Etc:

Como se trata de uma abreviatura, você deve utilizar o ponto logo após a palavra, por isso o seu uso correto fica: etc.

Uma informação importante é: não use jamais o “e” antes do etc., pelo fato de se tratar de um significado que já possui o “e” na frente.

Um exemplo prático para você entender porque deve colocar a vírgula antes do etc., não o “e”:

  • Para contabilizar corretamente o dobro, você deve somar o número dele com ele mesmo. Dobrar 2, por exemplo, fica: 2, 4, 8, 16, 32 e etc.

No exemplo acima seria o mesmo que você dizer “...Dobrar 2, por exemplo, fica: 2, 4, 8, 16, 32 e e outros. Isso mesmo! Você repetiria o “e”, vez que em todos os significados de etc. já existe o “e” na frente. Por isso a maneira certa para você utilizar a frase acima seria:

  • Para contabilizar corretamente o dobro, você deve somar o número dele com ele mesmo. Dobrar 2, por exemplo, fica: 2, 4, 8, 16, 32, etc.

Usando o Etc. da forma correta (como acima), você consegue passar a impressão de que, o que você deseja passar, é um assunto extenso e, como no caso acima, perderia muito tempo do texto sendo que o sentido já foi passado, podendo assim ser seguido por quem está lendo o que você escreveu.

É comum ver o uso da vírgula (assim como apresentado no exemplo) substituindo o uso da conjunção “e” antes do etc. Pela língua portuguesa o certo seria não utilizar a vírgula, vez que a abreviatura do etc. já inclui a conjunção e não é correto utilizar a vírgula antes da conjunção “e”.

Exemplos do uso do Etc

É importante saber que o significado de Etc. só vai trazer benefícios ao seu conteúdo se o leitor tiver entendido qual o tipo de série você quer preencher, ou seja, se você já tiver expressado a ideia do que pretende que o leitor preencha sem necessitar de mais palavras.

Algumas pessoas não entendem muito bem como fazer o uso do Etc. corretamente, mesmo com as definições acima, para te ajudar nesse assunto veja alguns exemplos:

  • Você pode usar diversas cores para sua decoração, como: azul, verde, laranja, rosa, etc.
  • O uso de frutas, como, por exemplo, peras, maçãs, uvas, etc.

O significado de Etc está na categoria Significados