Significado de Etcetera

O que é Etcetera

Etcetera ou et cetera é uma expressão latina que pode ser traduzida com o mesmo sentido de e assim por diante, e os restante, e o demais ou e outras coisas mais. É uma expressão que é usualmente aplicada em sua versão original latina tais como, habeas corpus, idem, entre outras.

Apesar de bastante usada na linguagem escrita, o etcetera ou et cetera é mais conhecido por sua abreviação, que é muito mais utilizada: o “etc.”. É usual que se use o etcetera, em sua forma abreviada “etc.” quando estamos enumerando determinados itens e precisamos dizer que além dos já enumerados existem ainda outros; usamos então o “etc.” para sintetizar essa ideia. Como por exemplo, na oração: “O congresso foi um sucesso, estiveram presentes pessoas de vários estados, como Santa Catarina, Maranhão, Rio de Janeiro, etc.”

O etcetera aparecerá quando precisamos assinalar que existe mais a ser dito, mas não há tempo, espaço ou necessidade que tudo o seja. O etcetera serve para subentender que existe uma quantidade maior de alguma coisa, existe mais do que aquilo que foi dito. 

O termo etcetera pode ainda ser usado para designar ações futuras quantitativamente incertas, assinalando que as coisas seguem em frente, dão prosseguimento, se adiantam. Por exemplo: “Muitas coisas boas nos aguardam, saúde, dinheiro, alegrias, viagens, etc.”

De acordo com as regras gramaticais, o etcetera, quando empregado em sua forma abreviada "etc." necessariamente deverá ser precedido de ponto; e quanto for empregado no final da frase este ponto será também o ponto final desta.

Quanto ao uso de “e” ou de vírgula antes do etc. existem controvérsias. Alguns especialistas dizem que não é necessário o “e”, pois a palavra já significa “e outras coisas”, da mesma forma rejeita-se a vírgula por essa não ser usada antes de “e”.

O significado de Etcetera está na categoria Significados