Significado de Etéreo

O que é Etéreo

Etéreo é um adjetivo masculino. O termo vem do Latim aether, do Grego aither, que significa “ventos altos, ar puro e brilhante, o céu”, mais o sufixo latino –eus, que indica “feito de, que tem o aspecto de, que tem a natureza de”.

O que é Etéreo:

O significado de Etéreo é o que é particular, próprio ou relativo ao éter, é a característica do que tem a tendência de ser volátil ou fluído.

O termo em feminino de etéreo é “etérea”. O plural do termo é “etéreos”.

Em inglês, etéreo é traduzido como “ethereal”.

No sentido figurado, etéreo pode abordar o sentido de celeste, ao que é considerado divino, não fazendo parte (que está além) da existência material.

Além disso, etéreo, também no sentido figurado, ainda pode se referir ao que é delicado, sublime, puro.

Nesses dois casos, geralmente se exemplifica com trabalhos artísticos, como o caso de poesias, fotografias, entre outros. Isso quer dizer que há algo divinal ou tão puro naquele determinado elemento, não podendo ser algo de origem da terra ou que não é material.

Exemplo: “Ficamos deslumbrados com aquela etérea pintura.”

Etéreo também pode abranger aquelas experiências ou sensações que fazem com que uma pessoa sinta uma elevação espiritual, algo sobrenatural, que beira a positividade, que supera as expectativas.

Por exemplo: “Poderíamos ficar admirando por horas esta etérea paisagem.”

Basicamente, se o termo etéreo estiver associado com a religião, seu significado pode indicar algo que não pertence à terra, mas sim à Deus, aos deuses e ao espaço celeste.

Duplo etérico

Duplo etérico, também conhecido como corpo etéreo, é uma expressão existente na área do Espiritismo, que abrange a ideia do invólucro energético, isto é, da “cópia corporal” que acredita-se que cada ser humano possui.

É um “segundo corpo” onde se localizam os chakras etéricos, coexistindo com o corpo físico, o envolvendo. Estes chakras são centros energéticos (como “portas”) que podem permitir que haja o transporte e manipulação de correntes eletromagnéticas ou etéricas, isto é, pode-se ver a “materialização” dos espíritos por meio deste método, pois eles usam estes chakras para absorver o ectoplasma dos médiuns.

Extrato etéreo

Extrato etéreo é o nome dado à gordura bruta presente, principalmente, em rações de animais domésticos. Para a legislação do Brasil, as rações devem apresentar em seus rótulos os níveis de cada elemento nutricional.

O nome extrato etéreo tem relação com esta parte do alimento que é insolúvel em água (no caso, é a gordura), mas que pode ser dissolvida em solventes orgânicos, como é o caso do éter.

Sinônimos de etéreo

São sinônimos de etéreo:

  • Casto,
  • Celestino,
  • Divinal,
  • Elevado,
  • Fluído,
  • Incorpóreo,
  • Puro,
  • Sideral,
  • Sidéreo.

O significado de Etéreo está na categoria Significados