Significado de Ética e Moral

O que é Ética e Moral

Ética e moral, embora no dia a dia possam parecer ser sinônimas, possuem diferentes significados quando encaradas sob a luz da filosofia.

Até mesmo a etimologia dos dois termos é distinta: enquanto ética vem do grego ethos, moral vem do termo latino morales. Ethos é uma palavra que se relaciona ao caráter, enquanto morales tem a ver com os costumes de um povo.

Pela etimologia das palavras é possível entender que ética é o estudo dos valores morais que guiam o comportamento dos seres humanos quando em sociedade. Já a moral é o que “regra” a sociedade humana: regras, costumes, convenções e tabus. A moral varia de acordo com cada sociedade.

Ética e moral segundo Kant

Kant foi um filósofo que refletiu acerca do significado de ética e moral.

Para Kant, a moral era formal: em um ato, interessa o respeito à lei moral e não os fins, consequências ou interesses deste. Para Kant, a moral poderia se resumir a um princípio fundamental.

Já a ética kantiana baseia-se no dever. A liberdade do homem postula sobre as vontades e sobre o dever e a ética é cumprir esses deveres que o homem possui.

Ética e moral no trabalho

Em ambiente de trabalho, todo profissional deve agir com ética e moral, para que não seja demitido. Ou seja, deve cumprir seus deveres e deve também respeitar os costumes do local onde trabalha, respeitando os seres humanos.

Ética e moral na política

A ética e a moral na política são polêmicas, pois muitos políticos são corruptos, ou seja, não agem com ética, roubando o dinheiro de seus eleitores.

 

 

O significado de Ética e Moral está na categoria Significados