Significado de Ética Empresarial

O que é Ética Empresarial

Ética empresarial é um valor de uma empresa e ocorre quando ela segue princípios morais e regras éticas, mantendo assim sua reputação e, consequentemente, seus resultados positivos no mercado.

A ética empresarial é um fator muito importante para a sobrevivência de qualquer empresa no mercado, já que isso causa uma imagem positiva perante os clientes e que vai criando uma relação a longo prazo e acaba tornando-os fieis. Um cliente fiel procura sempre adquirir produtos de uma mesma empresa, porque confia nela, e quanto mais clientes fiéis, mais garantia a empresa tem de ficar ativa no mercado.

Seguindo esse valor, toda uma sociedade sobrevive, ao passo que a empresa se manterá no mercado, os clientes terão o produto, os fornecedores terão a quem fornecer, os funcionários terão onde trabalhar, ou seja, enquanto ela mantém a ética empresarial, todos os outros componentes dessa grande estrutura tendem a continuar crescendo.

Os valores éticos de uma empresa ajudam a nortear seus representantes e funcionários nas tomadas de decisão com fornecedores, clientes e outros componentes envolvidos. A maioria das empresas também possuem o seu código de ética, que é um instrumento que visa orientar de forma clara e objetiva, como os funcionários devem agir entre si e na interação com o seu público.

Uma empresa que não age com ética, seja ao fazer uma propaganda enganosa para impulsionar suas vendas ou enganar de qualquer forma para obter mais lucro, faz com que o cliente perca totalmente a confiança na marca quando descobre tais ações. Uma empresa com a reputação manchada tem muita dificuldade de se restabelecer, mais ainda do que quando está chegando ao mercado e precisa conquistar a confiança de clientes e parceiros, portanto, agir sempre dentro da ética empresarial é uma das melhores atitudes que uma organização pode tomar.

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