Significado de Euforia

O que é Euforia

Euforia é um substantivo feminino que vem da palavra grega euphoria. Esse termo grego vem de euphoros (eu significa “bem” e phoros significa “o que carrega, portador”.

O que é Euforia:

O significado de Euforia é um estado de alegria e bem-estar, um sentimento de plena emoção que acomete um indivíduo durante situações que o envolvem diretamente ou mesmo que ocorreram no ambiente.

A palavra euforia surgiu pela primeira vez no ano de 1875. Foi utilizada para se referir à satisfação (o contentamento) vivenciado pelos viciados em morfina.

Geralmente, o termo é conceituado como uma condição mental e emocional que está empregada no sentido do bem-estar patológico, ou seja, se constitui como um sintoma de diversas doenças mentais.

É claro que nem todos os indivíduos eufóricos possuem algum problema de natureza psíquica.

Dessa forma, a euforia pode ser considerada somente uma alegria intensa mas temporária, que não afeta o estado do psiquismo de um indivíduo de forma tão forte. A euforia, ao contrário do sentimento de alegria que é descontrolado e até exteriorizado, é mais intensa e breve.

A melancolia, por exemplo, pode substituir o estado de euforia facilmente.

Euforia e Transtorno Bipolar

No transtorno bipolar, a euforia se manifesta como um estado de exaltação do humor da pessoa. Esta, no entanto, não tem relação alguma com o momento que o indivíduo está experimentando/vivendo.

Para conceituação, o transtorno bipolar é uma perturbação caracterizada pela mudança entre episódios de euforia e episódios de depressão. O transtorno bipolar não possui gatilhos, ou seja, a pessoa não possui nenhuma razão para estar alegre ou mesmo deprimida, mas mesmo assim possui um humor tanto eufórico como irritável.

A euforia em pacientes com transtorno bipolar tem como aspecto a energia desproporcional, isto é, há muita exaltação do humor sem causa aparente. Nesses casos, uma pessoa pode apresentar irritação fácil e fluxo de pensamentos e ideias acelerado.

A mudança de humor é repentina – até mesmo o indivíduo pode não perceber a alteração e ainda tem o seu senso crítico prejudicado ou totalmente perdido. A capacidade de avaliar situações de maneira correta e objetiva também é prejudicada em pacientes com transtorno bipolar.

O significado de Euforia está na categoria Significados