Significado de Exoesqueleto

O que é Exoesqueleto

Exoesqueleto é um substantivo masculino. O termo é uma junção de exo-, do Grego exo-, que significa “fora”, mais o Grego skeleton, que quer dizer “seco”, do verbo skellein, que é “secar”.

O significado de Exoesqueleto é o esqueleto externo, isto é, é a estrutura esquelética situada na parte de fora do corpo do ser vivo, muito comumente visto em animais invertebrados – aqueles que não apresentam estrutura óssea interna (que são chamados de vertebrados).

Os animais vertebrados, nesse caso, são compostos por ossos e cartilagens. Já os invertebrados não contam com essa estrutura, possuindo o exoesqueleto como uma camada ou crosta que contorna o corpo de maneira resistente visando proteger principalmente os órgãos internos ou também impedir o crescimento, cuja composição se altera dependendo do animal.

São exemplos de animais que apresentam exoesqueleto os insetos, os aracnídeos, os crustáceos, entre outros.

No caso da função do exoesqueleto impedir o crescimento, podemos tomar como exemplo a cigarra, que precisa abandonar o seu exoesqueleto para aumentar de tamanho e continuar se desenvolvendo – este processo é chamado de ecdise. Até cessar o crescimento na fase adulta, o animal vai precisando fabricar outro esqueleto: as carapaças deixadas para trás são chamadas de exúvias.

Exoesqueleto de quitina

O filo dos artrópodes é o mais numeroso da face da Terra e não é por menos que também apresenta um exoesqueleto ainda mais curioso. Os artrópodes dispõem do exoesqueleto de quitina, composto por um elemento que é impermeável e resistente. A quitina é um polímero nitrogenado de polissacarídeos, normalmente banhado de camadas de cera.

Em alguns artrópodes, como é o caso dos caranguejos, o exoesqueleto é reforçado pela retirada de carbonato de cálcio – o que faz com que o material tenha maior resistência.

Exoesqueleto militar

Exoesqueleto militar é o nome dado a todo equipamento artificial desenvolvido para proteção externa.

Como se sabe, os seres humanos não são dotados por um exoesqueleto natural. Dessa forma, muitos estudos e tecnologias foram aplicados na criação de uma estrutura que possa trazer uma proteção externa, em especial em situações de perigo ou em locais que não há resistência natural para o corpo humano.

Um exemplo muito visto é durante os combates, pois aumenta a força muscular e facilita o carregamento de equipamentos.

O exoesqueleto militar para deficientes também é uma novidade que pode proporcionar maior qualidade de vida.

Endoesqueleto

O endoesqueleto é o nome utilizado para definir quando o esqueleto é dentro do corpo do ser vivo, como é o caso dos seres vertebrados.

Esta é a estrutura que tem como função sustentar e proteger o corpo.

Os seres humanos, portanto, possuem um endoesqueleto, bem como os peixes, anfíbios, répteis, aves e outros mamíferos. Em muitos casos, o esqueleto é rígido (por exemplo, nos corais), em outros já é móvel (peixes, sapos, pássaros, cachorro, entre outros).

O curioso é que enquanto o exoesqueleto impõe limite no tamanho do animal, o endoesqueleto não afeta esse fator. O elefante é um animal enorme quando analisado seu tamanho mesmo tendo um endoesqueleto.

O significado de Exoesqueleto está na categoria Significados