Significado de Fast food

O que é Fast food

Fast Food significa "comida rápida" em inglês. Fast Food ou comida pronta é o nome dado a ingestão de refeições que podem ser aprontadas e servidas em um espaço pequeno de tempo.

O que é?

É um tipo de comida, na maioria das ocasiões lanches, para quem não têm muito tempo de fazer refeições, e escolhem por alimentos Fast Food, pois são aprontados e servidos de forma rápida.

Alguns modelos de comidas de Fast Food são pizzas, sanduíches, pastéis, batatas fritas e etc. A alimentação Fast Food é avaliada altamente calórica, em sua maior parte.

Os vendedores de rua também compõem o Fast Food. É um método muito antigo e presente em quase todos os países do mundo na atualidade.

Os Fast Foods de rua são titulados de Fast Truck ou Food Truck.

McDonald's

Na visão de produção, Richard e Maurice McDonald realizaram as primeiras etapas que acabaram moldando as indústrias de Fast Food de hoje em dia, com serviço ágil, produção rápida para a economia de garçons e cozinheiros e atendimento padronizado, o que diminui os gastos das empresas com salários.

Eles adequaram, então, um princípio de linha de montagem, arquitetando uma cozinha que ajustasse fornecimentos ideais para a preparação de alimentos pouco variados, em ampla quantidade, de modo automatizado.

A idéia dos irmãos McDonald foi copiada de imediato por inúmeros setores dentro da área alimentícia, originando várias outras enormes empresas multinacionais de redes de Fast Food.

Esses empreendimentos trabalham em um sistema de franquias, que promove a multiplicação do comparecimento da marca franqueada. Franquear uma marca exprime alugar o direito de uso de seus métodos e produtos. O franqueado, aquele que acaba comprando a franquia, se responsabiliza pelos custos das instalações, paga taxas e habitualmente repassa um percentual de seus lucros à matriz.

Franquias de Fast Food

Na maioria das vezes, cada país possui suas próprias redes de Fast Food. Entretanto, existem muitas franquias ao redor do mundo, como o McDonald's, KFC, Burger King, Pizza Hut, Subway, entre outros. No Brasil, existem alguns exemplares de sucesso, como o Bob's, Giraffa's, Habib's, etc.

Tipos e problemas de saúde

Muitas pessoas são contra as redes de Fast Food, muito em função de os alimentos comerciados não serem saudáveis.

Os lanches, batatas fritas, empanados, refrigerantes, sucos, Milk Shakes, dados por grande parte das lanchonetes de Fast Foods são abastados em açúcares e gorduras. Se uma pessoa passar a se alimentar muito desse tipo de alimento, poderá ficar obesa com o passar do tempo e até desenvolver algumas doenças no futuro.

Entretanto, com o passar dos anos, as franquias dessas lanchonestes vêm criando cardápios mais contrabalanceados, com comidas calóricas e diversificados. Contudo, mesmo assim, permanecem tendo muita aversão.

Super Size Me

Um curioso documentário que aborda o Fast Food e suas conseqüências na saúde é "Super Size me - a dieta do palhaço".

Em 2004, foi publicado o documentário norte-americano Super Size Me, no qual Morgan Spurlock (autor, diretor e produtor) resolve fazer todas as suas refeições em um período de 30 dias no McDonald's. O documentário expõe as decorrências catastróficas que o consumo exagerado de Fast Food pode ter para a saúde.

Curiosidades

  • A cada mês, 90% dos americanos vão ao McDonald's;
  • Batatas fritas são o prato mais conhecido dos Estados Unidos desde os anos 70;
  • O McDonald's é o maior cliente das carnes de porco, batatas e carnes bovinas do mundo e, também, o segundo maior comprador de carne de frango;
  • Hong Kong é o lugar no qual a população mais freqüenta Fast Foods.

Antônimo de Fast Food

  • Alimento demorado;
  • Comida saudável;

O significado de Fast food está na categoria Significados