Significado de Feudalismo

O que é Feudalismo

Feudalismo foi um modo de organização cultural, econômica, social e política fundamentada no regimento da servidão que predominou durante toda a Idade Média na Europa entre os séculos V e XV.

Esse tipo de sistema era baseado na propriedade sobre a terra que pertencia ao senhor feudal – aquele que cedia uma porção de terra ao vassalo (servo) em troca de serviços resultando uma relação de dependência.

As terras que os senhores feudais possuíam eram doadas pelo rei. A responsabilidade de cuidar da agropecuária era dos camponeses, que em troca recebiam proteção contra os ataques bárbaros e uma gleba (área, pedaço, porção) de terra para morarem.

O feudalismo era um sistema que reinava em um feudo que, por sua vez, constituía a unidade territorial da economia feudal que se caracterizava pela ausência quase total de comércio, autosuficiência econômica e produção predominantemente pastoril.

Origem do feudalismo

A origem do feudalismo tem início no século V com as invasões bárbaras (germânicas) e posterior queda do Império Romano do Ocidente que transformou toda a estrutura econômica e política da Europa Ocidental descentralizando-a.

Feudalismo características

De acordo com a história do feudalismo na Idade Média, esse se caracteriza pelas relações de dependência pessoal (vassalagem) e de autoridade e posse da terra.

Além disso, as características gerais do feudalismo são:

  • Economia sem comércio e amonetária, onde prevalece a troca (escambo).
  • Poder descentralizado.
  • Trabalho servil.
  • E economia baseada na agricultura de subsistência.

Todas essas características do feudalismo na Idade Média começaram a ser modificadas quando surgiram os primeiros indícios das revoluções burguesas.

Feudalismo economia

O sistema feudal era baseado no agrário, tendo a terra como fundamento de toda sua economia. As terras eram unicamente reservadas aos senhores feudais, que exerciam poder total sobre suas propriedades, concediam privilégios, faziam leis, declaravam guerras, administravam a justiça e assinavam os tratados de paz.

Feudalismo europeu

A expressão feudalismo europeu se dá devido esse sistema ter se formado na Europa a partir do século V com a invasão dos bárbaros no Império Romano.

Significado da palavra servo

O significado da palavra servo, no conceito do feudalismo, se refere àquele que estava “preso” às terras dos senhores feudais pelas obrigações em forma de prestações de serviços e pagamentos de taxas e impostos.

Os servos compunham grande parte da população feudal e eram os que trabalhavam de fato para sustentarem o clero e os nobres, pois essas duas ordens não pagavam impostos.

O status econômico e legal dos camponeses (servos) no feudalismo era o de servidão que se disseminou na Europa no século X. Durante todo o período da Idade Média essa era a forma predominante de organização do trabalho agrário europeu.

Significado da palavra feudo/o que significa feudo

A palavra feudo, cuja origem é germânica, relaciona-se ao direito de um indivíduo em relação a um bem que geralmente é uma porção de terra.

No período feudal, o feudo era a unidade de produção onde as relações sociais se realizavam.

O significado de Feudalismo está na categoria Significados