Significado de Filosofia de vida

O que é Filosofia de vida

Filosofia de vida é a expressão usada para se referir ao estilo de vida que uma pessoa escolhe seguir, que é composto por ideais e atitudes que ela tem perante si e à sociedade em que se insere.

Geralmente, a filosofia de vida está ligada a uma religião e o que ela prega a seus seguidores, portanto, uma pessoa pode escolher seguir a filosofia de vida cristã, a filosofia de vida mulçumana ou a filosofia de vida budista, por exemplo. Mas a filosofia de vida também pode estar associada a outros fatores como a política, a economia ou a sociedade.

Algumas pessoas, no entanto, decidem criar suas próprias regras e vivem de forma totalmente diferente do restante da sociedade, morando em um local não convencional, se alimentando e se vestindo de formas diferentes, o que pode ser considerado estranho ao olhar de outras pessoas. Porém, pessoas que seguem a mesma filosofia e estilo de vida podem construir sua própria comunidade e viver das formas que acham mais adequadas.

A filosofia de vida também pode estar ligada a valores do ser humano, ao passo que ele aprende conceitos logo na infância pela observação e ensinamentos de seus pais, pelas pessoas e meio em que convive na sociedade e pela cultura do país em que vive, o que o faz desenvolver e seguir tais ensinamentos e observações.

Quando o indivíduo cresce, podem ocorrer conflitos de ideais que aprendeu durante seu desenvolvimento com os novos conceitos que decide seguir. Esse choque de filosofia de vida também pode ocorrer entre pessoas que têm pensamentos distintos e discordam na forma de pensar e de agir.

Diferente da filosofia de vida, a palavra filosofia sozinha se refere à ciência que estuda o conhecimento e a conduta do ser humano, mas em ambos os casos, existe a constante busca pelo desenvolvimento pessoal e pelo autoconhecimento, para se alcançar uma vida equilibrada.

O significado de Filosofia de vida está na categoria Significados