Significado de Flor de Cerejeira

O que é Flor de Cerejeira

flor de cerejeira é tida como uma símbolo da beleza feminina, bem como do amor. Além disso, a delicada flor também é vista como símbolo de esperança, renovação e felicidade. A cerejeira produz uma flor que cria um efeito muito bonito na primavera, colorindo completamente a copa da árvore e encantando o observador. 

A flor de cerejeira tem um significado muito importante especialmente dentro da cultura japonesa, onde ela e conhecida como Sakura. A Sakura, ou flor de cerejeira, é considerada um símbolo nacional no Japão, país onde estão documentadas mais de 300 tipos de cerejeiras.

A imigração japonesa para o Brasil trouxe junto a cerejeira e o culto a sua flor. Contudo, no país apenas três tipos de cerejeiras habituaram-se a seu clima; as variedades Himalaia, Okinawa e Yukiwari.

Enquanto a flor da cerejeira é um símbolo da beleza e delicadeza feminina, a cereja, fruta da cerejeira, é um símbolo ligado à luxúria, ao sexo, ao erotismo, à sensualidade e ao entretenimento adulto. E isso se dá especialmente pela cor vermelha característica que tem a cereja.

A beleza e a simbologia que traz a flor de cerejeira fez dela uma opção de desenho bastante comum para tatuagens.

A Flor de Cerejeira na Cultura Japonesa

A floração das cerejeiras anuncia o fim do inverno e marca a chegada da primavera, época em que especialmente no Japão elas são aguardadas e muito admiradas quando florescem. Tradicionalmente, diversas festividades são organizadas no Japão no início da primavera, tendo a cerejeira como o principal ou um dos principais símbolos.

Existe uma lenda japonesa que conta que a princesa Konohana Sakuya Hime caiu perto do Monte Fuji vinda diretamente do céu e ali se transformou numa flor muito bonita, e dessa lenda origina-se o nome da flor de cerejeira, em japonês Sakura.

A flor de cerejeira é também um símbolo importante entre os samurais. Os samurais foram famosos e tradicionais guerreiros japoneses que apreciavam a flor de cerejeira como um símbolo do quanto a vida humana é passageira. E assim a flor se conectava a sua filosofia de viver o presente sem temor, pois todo o resto é efêmero.

A ideia de efemeridade ligada à flor de cerejeira vem do fato de que a flor, apesar de muito bela, fica pouco tempo em floração, servindo assim como uma metáfora de nossas vidas frágeis e como algo que nos lembra que devemos aproveitar cada momento, pois tudo passa depressa.

Na arte tradicional japonesa do Moku Hanga, uma espécie de xilogravura, onde gravuras são impressas em estampas depois de preparadas em madeira, a flor de cerejeira é um dos temas recorrentes e tradicionais. E isso também vale no Japão no âmbito da decoração de uma forma geral, onde as flores de cerejeira são muito usadas. Inclusive, é recorrente o uso de flores de cerejeiras artificiais.

Outra arte japonesa que tem na flor de cerejeira uma de suas inspirações é o origami, arte de criar objetos e representações através de dobraduras no papel.

 

 

O significado de Flor de Cerejeira está na categoria Significados