Significado de Flor de Lótus

O que é Flor de Lótus

Flor de Lótus é o nome dado a uma flor que brota no lótus e é repleta de simbologia e significados.

O que significa a Flor de Lótus

A flor de lótus, no oriente, tem o significado de pureza espiritual.

O lótus, ou padma, também pode ser conhecido ao redor do mundo pelos nomes de lótus-egípcio, lótus-da-índia ou lótus-sagrado. A planta é aquática e floresce na superfície de águas calmas, como de lagos e lagoas.

Dentro da filosofia da religião budista, a flor de lótus representa a pureza, tanto do corpo quanto da mente. Todo o processo de vida da planta possui um significado. As águas tranquilas na qual ela floresce costuma ser lodosa e isso, no simbolismo budista, representa o apego que o ser humano tem a desejos da carne. Já a flor que brota sobre o lótus é vista como uma promessa de elevação espiritual e de pureza.

A flor de lótus, no budismo, costuma ser associada à figura do próprio Buda e a seus ensinamentos. Por causa dessa associação, as flores de lótus são tidas como flores sagradas para diversos povos orientais.

O budismo possui uma lenda que diz respeito à flor de lótus e à figura de Buda. De acordo com essa lenda, desde o primeiro passo dado por Buda quando criança, em todo lugar que pisou nasceram flores de lótus.

Em diversas religiões orientais a flor de lótus aparece como lugar de assento para divindades em momento de meditação.

Na literatura clássica de diversas culturas orientais, a flor de lótus aparece como a representação da elegância, da perfeição, da beleza, da pureza e da graça. Esses atributos costumam ser relacionados ao feminino e, por isso, a flor de lótus pode também ser considerada como uma representante da feminilidade.

A flor de lótus, além de toda a religião e cultura, também permanece como um mistério científico devido à característica que tem de conseguir repelir microorganismos e partículas de pó que venham em sua direção.

A flor de lótus costuma ser bastante utilizada em tatuagens representando a feminilidade, a espiritualidade ou outras coisas, dependendo de sua cor.

No Japão, é comum que a flor de lótus seja tatuada ao lado do peixe koi. A tatuagem dos dois representa individualismo e força.

Na prática de Yoga existe uma posição chamada de posição de Lótus, ou Padmásana. Nessa postura o praticante de Yoga senta co as pernas cruzadas e as mãos repousando sobre os joelhos, em atitude meditativa.

Significado das Cores da Flor de Lótus

As cores possuem o poder de sugerir sensações, o mesmo acontece com flores de lótus de diferentes cores.

As flores de lótus de cor azul simbolizam a vitória do espírito sobre os sentidos e implica sabedoria e conhecimento. A flor de lótus azul jamais revela seu miolo, pois suas pétalas costumam ficar fechadas.

As flores de lótus brancas estão relacionadas à perfeição tanto do espírito quanto da mente, elas têm a ver com a perfeição e com a ausência de manchas. Em geral, essa cor de flor de lótus é representada com oito pétalas.

As flores de lótus vermelhas estão relacionadas ao coração: amor, paixão, compaixão, piedade. A flor também é conhecida como Avalokitesvara, a flor do Buda da Compaixão.

As flores de lótus cor de rosa está relacionada a divindades e é tida como a mais importante de todas. Ela está relacionada ao Grande Buda.

A flor de Lótus pode ser representada, independente de sua cor, como fechada em botão ou aberta. Fechada, a flor de lótus representa a incerteza de todas as possibilidades que o Homem tem. Já quando está aberta, a flor de lótus é tida como um símbolo para a criação do Universo.

Flor de Lótus na Mitologia Grega

A flor de Lótus não possuiu importância apenas nas religiões orientais. A mitologia grega conta de um povo chamado Lotófagos, que vivia ao Norte da áfrica, em uma ilha.

A partícula fagos, do nome Lotófagos, indica o ato de comer. Assim, os Lotófagos eram um povo que se alimentava de Lótus. A planta teria um efeito narcótico, induzindo um sono tranquilo ou mesmo a amnésia naqueles que a come.

Esta ilha aparece mencionada na Odisseia, de Homero. Na epopeia, são enviados três homens para a ilha dos Lotófagos, para que investigassem o que acontecia por lá. Ao chegarem lá, os enviados comeram também as flores e acabaram esquecendo que deveriam retornar para o barco.

Ulisses consegue resgatar os três, mas eles tiveram que ser amarrados ao navio, pois queriam retornar à ilha, pois a flor causaria uma espécie de dependência.

Através dessa narrativa, vemos mais um dos simbolismos da flor de lótus: a esperança da paz e a possibilidade de esquecer o passado, conseguindo um novo começo. Assim, a flor de lótus simboliza os recomeços humanos.

O significado de Flor de Lótus está na categoria Significados