Significado de Folclore

O que é Folclore

Folclore é um termo proveniente do inglês, com a junção das palavras folk, cujo significado é povo, e lore, que tem o significado de conhecimento, de saber. A palavra foi usada pela primeira vez pelo arqueólogo William John Thoms, em 1846.

O que é folclore?

Entendemos como folclore o conjunto de tradições e manifestações populares, com todas as lendas, mitos, danças, costumes e provérbios de um povo, passadas oralmente de geração em geração.

O folclore, portanto, é a reunião de tudo o que está inserido na cultura popular, representando a identidade de um povo, de uma região ou de uma nação e sua característica principal é manifestar-se culturalmente, com transmissão através da comunicação verbal entre as gerações.

A cultura de um país é representada primordialmente pelo seu folclore, havendo uma série de elementos únicos manifestada em cada povo. Assim, enquanto o povo nórdico carrega elementos provindos de sua cultura milenar, com elfos, fadas e outros elementos míticos, o folclore japonês é permeado por criaturas sobrenaturais conhecidas como Yokai ou Youkai, que se manifestam como aparições misteriosas.

A UNESCO, órgão da ONU responsável pelo patrimônio cultural de todos os povos da Terra, busca salvaguardar e sensibilizar os diversos agrupamentos humanos para a importância da herança cultural e folclórica, mostrando a necessidade de preservação desse tipo de manifestação cultural popular.

Segundo a UNESCO, não se pode considerar folclore qualquer tipo de manifestação cultural, definindo alguns parâmetros de classificação dos elementos para estabelecer sua condição de folclórico, como por exemplo:

  • O folclore é tradição, com manifestações transmitidas de geração para geração, mantendo uma essência e evoluindo de acordo com as contribuições obtidas através dessas gerações;
  • O folclore deve apresentar uma dinâmica, sem a existência de padrões rígidos, aceitando intervenções e alterações;
  • O elemento folclórico deve ter uma função dentro da sociedade, não podendo ser um fato isolado, existindo uma razão cultural para se manifestar, inserido no contexto da vida de uma população;
  • Os elementos folclóricos devem fazer parte da coletividade, sendo aceitos pela população como ocorrências de sua própria cultura e não apenas como características de pequenos grupos sociais;
  • Os elementos do folclore geralmente são anônimos, absorvidos pelo povo e reproduzidos em suas manifestações, embora o anonimato não seja requisito para que algo seja considerado folclórico;
  • As manifestações folclóricas não são aquelas impostas ou incentivadas por órgãos governamentais, devendo surgir espontaneamente do próprio povo.

Com relação a esta última condição, devemos ressaltar que o apoio governamental está sendo usado como forma de reviver tradições folclóricas que estão desaparecendo, e essa condição não elimina o elemento cultural incentivado da condição de folclore.

Assim, por exemplo, podemos considerar como folclore manifestações como o boi-bumbá ou as Festas de Reis, que fazem parte do folclore brasileiro, mas não devemos considerar como parte de nosso folclore o Halloween, que faz parte da tradição folclórica norte-americana, sendo um elemento importado e estranho à cultura tradicional do povo brasileiro.

No sentido figurado, o termo folclore geralmente é usado com um sentido pejorativo, podendo ser considerado sinônimo de mentira ou de invenção, ou mesmo relativo a alguma coisa fantasiosa. Ao mesmo tempo, o sentido de folclore pode ser aplicado a algumas características pitorescas relacionadas a pessoas, acontecimentos ou locais. O folclore político, por exemplo, possui muitos fatos que não são verdadeiros, mas que foram classificados ao longo do tempo como reais.

Folclore brasileiro

No Brasil o folclore é muito rico e variado, com uma grande variedade de manifestações culturais em todo o país. Entre essas manifestações, podemos considerar as seguintes como folclóricas:

  • Festas populares, como no caso das Festas Juninas, da Festa do Divino, das Cavalhadas e do Carnaval;
  • Lendas e Mitos, onde surgem figuras como o Negrinho do Pastoreio (no sul), o Curupira e o Boitatá (no norte) e o Saci-Pererê, Mula sem Cabeça, Lobisomem e Bicho Papão (no país todo);
  • Música e Dança, com ritmos tradicionais brasileiros, como o Samba, o Frevo, o Xaxado, o Pau-de-Fita, a Quadrilha e o Maracatu;
  • Cantigas de Roda, como Escravos de Jó, Ciranda-Cirandinha, Sapo Cururu, Atirei o Pau no Gato e O Cravo e a Rosa.

O Brasil, para incentivar as comemorações e manifestações folclóricas, estabeleceu o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore.

O significado de Folclore está na categoria Significados