Significado de Fomentar

O que é Fomentar

Fomentar é um verbo transitivo direto e também intransitivo da língua portuguesa. Ainda é classificado como verbo pronominal.  O termo vem da palavra “fomento” que, em Latim, é fomentum, que significa aquecer.

O significado da palavra em Latim vem do aquecimento de uma parte do corpo, através da aplicação de um remédio que fricciona a pele.

O que é Fomentar:

O significado de Fomentar, como verbo, é de esfregar, cuidar e colocar.

Fomentar também quer dizer estimular, apoiar, incitar ou sustentar alguma coisa.

No sentido figurado, fomentar pode trazer a ideia de cuidado excessivo, bem como de projetar maneiras de fazer algo crescer – desenvolver e conquistar resultados positivos, por exemplo.

Para a área de Economia, o termo fomentar é visto como um ato de criar ações ou políticos a fim de impulsionar o progresso de algo. Um exemplo é a ação de fomentar o empreendedorismo, para que se resulte na criação de novas empresas, geração de novos postos de trabalho e melhorias na economia.

Por isso, quando há a afirmação de interesse em fomentar a economia de certa região ou mesmo organização pode-se entender como a pretensão de promover o crescimento e o progresso, por meio de estratégias que favoreçam o bem-estar e qualidade de vida de funcionários ou população.

O ato de fomentar também pode estar relacionado com um sentido de motivar, originar ou incitar uma reação. Um exemplo é quando uma manifestação fomenta o ódio ou a discórdia.

Alguns sinônimos de fomentar são: promover, provocar, alimentar, motivar, causar, ocasionar e suscitar.

O antônimo do termo fomentar é desestimular.

O significado de Fomentar está na categoria Significados