Significado de Fonema

O que é Fonema

Fonema é a menor unidade sonora usada pelo sistema fonológico de uma língua.

O significado de fonema se caracteriza também por utilizar contrastes de significados que auxiliam as pessoas a diferenciar as palavras.

O fonema permite diferenciar as letras e os sons que essas letras produzem para assim ocorrer a formação de uma palavra.

O ramo de estudo dos fonemas é a fonologia que em seu significado literal quer dizer “estudo dos sons”.

A palavra fonologia é de origem grega, sendo:

  • Fono – som, voz.
  • Log/logia – conhecimento, estudo.

Certos fonemas podem ser muito diferentes um do outro, porém quando são dispostos em uma palavra é preciso ter cautela, pois como é a menor unidade sonora, ao ser colocado em conjunto, torna-se mais fácil confundir.

Ao substituir apenas um fonema de uma palavra por outro é possível que altere completamente o sentido dela, os seus significados. Essa é a principal característica de um fonema.

Exemplo:

  • Casa – possui 4 letras, sendo que cada uma delas tem um som, \C\A\S\A\. Caso seja retirada a letra C, ficaria o som \A\S\A que já forma outra palavra.

Os fonemas possuem a função de estabelecer a diferença de sentido em palavras como “canto” e “manto” que se diferenciam uma da outra através dos fonemas representados pela letra c e m.

Não necessariamente o número de letras e fonemas terão a mesma quantidade.

Exemplos de fonema:

  • Táxi – possui 4 letras e 5 fonemas, vez que o “X” tem som de “ks”.
  • Chuva – tem 5 letras e 4 fonemas. O “ch” tem um único som.

No exemplo citado referente as palavras canto (c-ã-t-o) e manto (m-ã-t-o) devido ao som nasal das vogais, cada uma das palavras possuem 5 letras e somente 4 fonemas.

Uma única letra pode representar mais de um fonema, como é o caso da letra “x” que pode ser pronunciada como:

  • S – texto.
  • Ch – enxame.
  • Z – exame.
  • Ks – toxina.

Fonema e letra ou letra e fonema

Em uma palavra é extremamente importante saber diferenciar o fonema da letra, vez que o fonema é o som que se expressa na pronúncia das palavras e a letra é a representação gráfica do som.

As letras “b” e “p”, em português, possuem sons que representam dois fonemas distintos, por exemplo, na palavra “bala” e “pala”.

Já na palavra “dedo” o som dos dois “d” são alofones, ou seja, consistem em variações fônicas.

Os fonemas podem ser classificados em:

  • Vogais.
  • Semivogais.
  • Consoantes.

Fonemas da língua portuguesa

Na língua portuguesa brasileira o alfabeto é composto por 26 letras, enquanto que o alfabeto fonético possui 33 fonemas.

Fonemas e grafemas

Os fonemas são representados pelos grafemas.

Portanto, o grafema refere-se à palavra escrita. Já o fonema é a palavra emitida.

Fonemas em inglês

A linguagem inglesa possui 20 fonemas vocálicos, sendo que 7 deles são ditongos, e 25 fonemas consonantais que podem sofrer pequenas variações de um dicionário para outro.

Fonemas vocálicos

Os fonemas vocálicos são os sons provenientes das vogais. São os sons que resultam da emissão de ar que saem de forma livre pela cavidade bucal.

O significado de Fonema está na categoria Significados