Significado de Forense

O que é Forense

Forense é um termo muito encontrado no campo do Direito e nos tribunais.

O termo forense é na maioria das vezes relacionado com o desvendamento de crimes, porém essa palavra possui diversas outras aplicações como, por exemplo:

  1. A expressão “expediente forense” que determina os horários de funcionamento dos tribunais.
  2. E “foro privilegiado” para distinguir entre políticos que estão exercitando seus mandatos e que não podem ser julgados pela justiça comum.

Ciência forense

A expressão ciência forense é usada para definir o conjunto de técnicas científicas responsáveis por desvendar as questões relacionadas a atos civis e crimes.

A função principal da ciência forense é esclarecer crimes.

Ciência forense pode ser chamada de Criminalística.

Na prática forense os peritos de várias áreas conseguem reproduzir a cena do crime por meio de análises de vestígios deixados no local onde o mesmo aconteceu, exames de laboratório e inúmeras outras técnicas.

Na maioria das vezes com essa remontagem da cena do crime, os peritos chegam até os criminosos.

A ciência forense é composta de algumas áreas, como:

  • A química.
  • Matemática.
  • Antropologia.
  • Computação.
  • Biologia e outras relacionadas à medicina como, por exemplo, a Psicologia Forense.

A ciência forense tornou-se bastante conhecida devido o desenvolvimento de séries americanas como The Flash, Dexter, Bones, Body of Proof, NCIS e CSI: Las Vegas.

A série CSI: Las Vegas, que mostra o trabalho dos cientistas forenses desvendando uma série de crimes dos mais diferentes tipos e levando os assassinos à justiça, foi a que mais ganhou sucesso desde seu lançamento e gerou outros seriados semelhantes para diversas cidades americanas.

Psicologia e medicina forense

A psicologia forense tem como objetivo principal determinar a capacidade civil do criminoso a fim de identificar se ele agiu com consciência ou não.

Na psicologia forense são utilizadas técnicas de psicologia que são direcionadas ao contexto da legislação para estudar as condições que fazem a ligação entre o ser humano e a Lei.

A psicologia forense aplica a psicologia, seus quadros metodológicos e teóricos, às questões judiciais.

A medicina forense também é chamada de medicina legal.

A medicina legal, por sua vez, é dividida em várias áreas e considera a psicologia forense como sendo uma delas.

O objetivo da medicina legal é deixar claro alguns aspectos médicos relevantes para solucionar todo tipo de crime identificando e determinando a causa morte de um indivíduo, por exemplo.

O instituto médico legal é a entidade responsável por determinar a causa morte de uma pessoa.

A medicina legal já se fazia presente na antiguidade.

A Constituição do Império Germânico na Alemanha tornava obrigatória que a perícia médica fosse realizada em casos como homicídios, ferimentos, abortos, etc.

Um caso exemplar de exercício da medicina legal foi no ano de 1521 quando foi feita a necropsia no Papa Leão X, suspeito de ter sido envenenado.

O período moderno da prática da medicina legal começou em 1602 com a publicação da obra de Fortunato Fidelis na Itália, a qual teve início estudos sobre essa área da medicina a serviço do Direito.

A partir do século XIX é que a ciência ganhou seu significado básico e foros de autonomia e assim veio evoluindo até a chegada de novas descobertas de padrões e técnicas, e invenção de aparelhos mais fieis e precisos.

O significado de Forense está na categoria Significados