Significado de Fraternidade

O que é Fraternidade

Fraternidade é um substantivo feminino que vem do termo em Latim frater, que significa “irmão”.

O que é Fraternidade:

O significado de Fraternidade pode ser entendido como um parentesco entre irmãos, ou seja, uma boa relação entre os homens – fraternidade universal.

Dessa forma, desenvolve-se sentimentos, como de afeto, pelos irmãos de sangue.

A fraternidade é vista como um laço de união entre os homens, com base no respeito em relação à dignidade humana e na igualdade de direitos para com todos os seres humanos.

A fraternidade também pode ser considerada um conceito filosófico associado com as ideias de liberdade e igualdade promovidos pela Revolução Francesa no ano de 1789.

Vemos a fraternidade escolar especialmente difundida nas universidades dos Estados Unidos da América. Nesse caso, são associações onde membros acabam se reunindo para a organização de festas e eventos diversos para que os estudantes se socializem. Essas fraternidades possuem como princípios a amizade, camaradagem e o companheirismo.

Outro exemplo de fraternidade é o escotismo – presente no Brasil e em outros países do mundo. O escotismo trabalha a fraternidade através do trabalho em equipe, praticando respeito com os demais membros, amando a natureza e os animais, bem como estimulando os jovens a desenvolverem princípios de responsabilidade, altruísmo e liderança.

O termo fraternidade é visto no primeiro texto da “Declaração universal dos direitos do homem”, documento adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948. O primeiro artigo declara: “todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e de consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

Campanha da Fraternidade

Anualmente, um movimento solidário é promovido pela Igreja Católica, no Brasil. É chamado de Campanha da Fraternidade (CF).

Essas campanhas anuais objetivam conscientizar e trazer reflexão para a população em relação aos temas sociais mais problemáticos vistos no território brasileiro.

A data usada para anúncio do tema da campanha de cada ano é justamente na Quarta-feira de Cinzas.

Por exemplo, em 2012 o tema da Campanha da Fraternidade foi “Fraternidade e Saúde Pública”.

Em outros anos, temas como a fome, igualdade de gêneros, desemprego e drogas foram apresentados.

O significado de Fraternidade está na categoria Significados