Significado de Frevo

O que é Frevo

Frevo é uma palavra derivada do verbo ferver, popularmente falado no Nordeste como “frever”.

O que é frevo?

O frevo é um estilo de dança originário do Nordeste brasileiro, especificamente de Pernambuco, onde se desenvolveu entre o final do século XIX e o início do século XX, mostrando-se como um ritmo carnavalesco inusitado, originário das marchinhas de carnaval da época e tendo influência de vários ritmos diferentes, como a polca russa, o maxixe e passos de ballet clássico, além de traços de luta como a capoeira.

O frevo, portanto, é um estilo de dança e de ritmo musical típico nordestino, sendo parte integrante do carnaval popular de Pernambuco. Pelo seu ritmo agitado, exigindo muita energia para ser dançado, o frevo tem o mesmo significado de fervura, conotando a agitação e o rebuliço dos que o praticam.

O termo foi grafado pela primeira vez em 1907, numa publicação do jornal vespertino “Pequeno”, de Recife, consagrando o nome como título da nova dança que surgia no carnaval.

Embora pareça uma variação de determinados passos específicos, a dança do frevo possui grande complexidade, fazendo uso de malabarismos, de gingados, de rodopios e de passos curtos, porém num ritmo frenético.

Usa-se, geralmente, uma sombrinha colorida aberta para dançar o frevo, e essa é uma característica marcante da dança, exigindo que os dançarinos demonstrem toda a técnica que possuem para dar os saltos e rodopios, carregando junto o pequeno guarda-chuva.

Com sua evolução através dos tempos, atualmente podem ser catalogados mais de 100 passos diferentes para o frevo, o que o torna um estilo todo próprio, que permite inúmeras variações.

O frevo pode ser dividido em três principais categorias, ou gêneros:

  • Frevo de rua, que é um estilo de dança exclusivamente instrumental, tocado por bandas que se utilizam de pistões, trombones e trompetes, tocando as músicas com notas agudas e com ritmo frenético;
  • Frevo de bloco, que surgiu a partir de serenatas carnavalescas praticadas nos velhos carnavais de Recife, usando banjos, cavaquinhos e violões, além de outros instrumentos de sopro e corda, como, por exemplo, o clarinete;
  • Frevo canção, um estilo de frevo mais lento, cantado, diferente do tradicional, somente dançado, acompanhando a percussão de uma banda musical.

Em virtude de sua natureza popular, sendo praticado livremente nas ruas, sem agremiações, como acontece com o samba no Rio de Janeiro, o carnaval do frevo é uma manifestação livre de famílias, de comunidades e bairros, não necessitando de um samba enredo ou de trios elétricos, como acontece em carnavais de outras regiões brasileiras.

O carnaval de Olinda, cidade vizinha de Recife, é considerado como o maior carnaval de frevo do mundo, com a participação de inúmeros blocos de frevo, alguns já tradicionais na cidade.

O símbolo cultural manifestado pelo frevo tornou-se tão importante que, em 2012, o frevo ganhou o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade, concedido pela UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, além de ter um dia totalmente a ele dedicado, o dia 14 de setembro, que é o Dia do Frevo no Brasil.

Uma das músicas mais marcantes com o ritmo do frevo é “Chuva, Suor e Cerveja”, composta e gravada por Caetano Veloso e sendo hoje uma das grandes marcas do carnaval.

O significado de Frevo está na categoria Significados