Significado de Função

O que é Função

Função é um substantivo feminino e indica um exercício, uma missão, um cargo, uma utilidade, uma incumbência ou um entendimento.

A palavra função não se abstém em apenas um significado, ela expressa vários significados em diferentes áreas.

Na área da biologia:

Função é a ação competente de cada órgão de um sistema, que operam para o funcionamento de um ser vivo. Pode ser relacionado também ao trabalho de uma determinada máquina ou instrumento que desempenha um serviço.

Exemplo: Função respiratória; Função renal; Função digestória.

Na área da gramática:

Função é o desempenho de uma palavra na frase ou oração.

- Função sintática: Uma função sintática é considerar a frase de maneira que a mesma, não fique análoga à classe gramatical. A função sintática é formada por uma frase com sujeito, verbo e objeto (direto ou indireto).

Exemplo: A Márcia olhou um álbum lentamente.

Aplicando as Funções Sintáticas:

* A = É um artigo (na classe gramatical). Na função sintática se trata de adjunto adnominal. Os adjuntos adnominais são os artigos presentes no sujeito.

* Márcia = Substantivo (na classe gramatical). Na função sintática se trata do núcleo do sujeito. Ou seja, “A Márcia” é o sujeito. Como Márcia é a palavra de maior importância do sujeito, é considerado o núcleo do sujeito. No sujeito, pode haver mais de um núcleo do sujeito. 
* Olhou = É o verbo (na classe gramatical). Na função sintática, os verbos são decompostos na transitividade. Verbos Intransitivos são os que não necessitam de complemento para terem algum sentido.

* Um = Um é o artigo (na classe gramatical). Na função sintática, se um se encontrasse no sujeito, seria um adjunto adverbial.

* Álbum = é o substantivo (na classe gramatical). Na função sintática, se trata do núcleo do predicado. Então, um livro é o predicado da frase.

Na área da matemática:

Função é alguma relação entre dois ou mais conjuntos. É a correlação entre uma propriedade de duas variáveis.

Algumas funções matemáticas:

- Função exponencial: A função é exponencial quando sua variável é achada no expoente de um número real, sendo que esse número deve ser maior que o valor zero e diferente de um. 

- Função quadrática: A função é quadrática ou função polinomial do 2º grau, onde uma função (f) de IR em IR dada por uma regra da forma f(x) = ax2 + bx + c, onde a, b e c são números reais ou 0. 

- Função inversa: A cargo da função inversa é criar funções através de outras. Uma função é inversa quando é bijetora, ou seja, os pares classificados da função f deverão concernir à função inversa.

Na área da química:

Função é o grupo de átomos que se aplicam a um conjunto de substâncias, e suas moléculas estão presentes, um desempenho químico específico e/ou uniforme.

Relacionado ao Brasil:

Função é uma expressão utilizada regionalmente e que denota baile, festa com dança, fandango, reunião alegre ou divertimento.

Relacionado à área jurídica:

Função são as grandes repartições da atividade do Estado, na aquisição de seus desígnios jurídicos (função administrativa, legislativa, executiva, judiciária). São consideradas também obrigações, direitos ou atribuições dadas a uma pessoa a partir de seu exercício profissional.

O significado de função é bastante abrangente e comumente usado na língua portuguesa.

O significado de Função está na categoria Significados