Significado de Fundamental

O que é Fundamental

Fundamental é o mesmo que básico, imprescindível, necessário, essencial. Fundamental é um adjetivo que designa o que serve de fundamento, aquilo que dá sustentáculo, de alicerce, aquilo que serve como base.

O termo fundamental pode ser ainda sinônimo de capital, substancial, obrigatório, indispensável, vital. Fundamental pode ser também o que tem grande importância, é crucial, muito relevante, como a luz do sol que é fundamental para que exista vida no planeta Terra.

Aquilo que dá o início a alguma coisa, responsável pela origem de algo: “O asfaltamento da avenida principal do bairro foi fundamental para trazer o desenvolvimento para a região”, por exemplo, ou ainda, “Aquilo que ela me disse naquela noite foi fundamental para que eu me decidisse a terminar nossa relação.”

Nota Fundamental

Em música, fundamental, é também como é chamada a nota básica que vai dar nome ao acorde, sendo por isso considerada a nota mais importante. A nota fundamental é sempre no acorde da nota mais grave. Assim, por exemplo, se temos um acorde dó, sua nota fundamental é o dó, se é sol, a nota é sol, e assim por diante.

Ensino Fundamental

Ensino fundamental é como é chamado o período mais básico da educação no Brasil, sendo de acordo com a constituição gratuito e obrigatório. O ensino fundamental atende crianças a partir dos 6 anos de idade e compreende da 1ª série até a 5ª, num período chamado de fundamental I e depois segue por mais 4 anos, no chamado fundamental II, da 6ª até a 9ª.

Direitos Fundamentais

Os direitos fundamentais são aqueles que compreendem os direitos mais básicos estabelecidos pela constituição para os cidadãos, garantindo que a lei deve ser igual para todos, onde todos são iguais perante a lei, sem distinção de nenhum tipo, com liberdade de ir e vir, de se expressar; direitos e obrigações civis que garantem um estado democrático de direito.

Pedra Fundamental

Pedra fundamental é a primeira pedra colocada no local onde será feita uma edificação, essa pedra muitas vezes simboliza o inicio da obra e no ato de sua colocação é feita uma solenidade.

O significado de Fundamental está na categoria Significados