Significado de Gaia

O que é Gaia

Gaia é o nome da deusa grega primordial que gerou a si e o mundo. Nascida do Caos, é conhecida no mundo virtual e fora dele. O significado de Gaia vincula-se a diversos nomes, como Geia, Gê, Titéia, Ops, Telos, Vesta e Cibele, sendo também a origem do nome do planeta Terra.  Para muitos, o significado de Gaia vincula-se à capacidade humana de criar a si e inventar o seu entorno, sendo seu significado atrelado à beleza e magia da natureza.

Das entranhas da deusa Gaia surgiu Urano, primeiro soberano do Universo, visto na mitologia grega e, conhecido como a encarnação do céu e da noite. A deusa grega Gaia, mãe Terra, ainda gerou e desposou Pontos, deus do mar e Tártaro, deus do submundo, tendo como fruto dessas uniões deuses, semideuses e outras entidades com nomes das deusas gregas.

Urano, temeroso da fecundidade de Gaia, enterrou a prole da deusa em suas entranhas. Como castigo, Gaia ordenou a seus filhos que a vingassem. O que foi feito por Cronos, o nome do devorador pai do Tempo, através da violenta remoção dos testículos de Urano e usurpação do trono.  No entanto, o ato de recolher e guardar seus filhos desprovidos de vida em seu seio passou a ser a saga de Gaia, simbolizando, desta maneira, a energia na vida e a proteção na morte.

O nome Gaia está intimamente associado ao planeta Terra. Na mitologia grega, é relacionado à dança de Nyx e Bóreas, ato sublime responsável pela precipitação da matéria densa que compôs o nosso planeta. Do encontro de Gaia, deusa sublime, com os raios do Sol, nasceu o ser humano, portanto, filho da Terra, Gaia.

Na atualidade, Gaia e a mitologia grega ganharam espaço nos debates sobre a melhoria da qualidade de vida, a preservação ambiental e a valorização de novo estilo de vida. Essa ideia se originou na teoria de Gaia, apresentada por James Lovelock, nos anos 1960.

Inicialmente refutada, a teoria, que levou o nome da deusa grega, ganhou força, e seus defensores acreditam que o planeta Terra é, na realidade, um imenso ser vivo, um superorganismo que busca constantemente a própria conservação, sendo para muitos seu significado atrelado à essência da vida.