Significado de Gama

O que é Gama

Gama é a terceira letra do alfabeto grego, que equivale à letra G no alfabeto latino e que tem valor numérico igual a 3.

A palavra gama também pode significar uma diversidade de opções dentro de uma mesma categoria, onde tal coisa pode ser abstrata ou concreta, e nesse último caso, ter uma variedade de tamanho, duração, cor, valor e assim por diante. Podemos exemplificar a palavra gama nas seguintes sentenças:

- O supermercado possui uma gama diversificada de marcas de produtos.

- A pintora possui uma gama rica de tintas coloridas para as suas pinturas.

- Esse comediante sempre tem uma gama de ideias para elaborar o roteiro de seus shows.

- Julia ficou perdida em uma gama de pensamentos e não conseguiu se concentrar na prova.

Na física nuclear, gama é o nome dado à radiação eletromagnética geralmente emitida pelos corpos radioativos, também chamada de Radiação Gama.

Gama também é a sigla referente ao Grupo de Apoio à Maternidade Ativa, que fornece produtos de qualidade às gestantes. Gama também aparece no nome de uma das instituições de Ensino Superior mais importantes do Rio de Janeiro, que é a Universidade Gama Filho.

Vasco da Gama

Vasco da Gama (1460-1469) foi um navegador e explorador de Portugal, que se destacou na época dos Descobrimentos por ter sido o comandante dos navios que viajaram a partir da Europa até a Índia, que foi a maior viagem oceânica realizada até então.

Em sua homenagem, um grupo de remadores fundou no Rio de Janeiro em 1898 o Club de Regatas Vasco da Gama, que é uma entidade sociopoliesportiva que abrange modalidades como o futebol, o atletismo, o basquete, o futebol de areia, o vôlei de praia, entre outros esportes. No entanto, o esporte de maior destaque é o futebol, sendo a equipe Vasco da Gama uma das maiores do país.

Gama também é o nome do clube de futebol brasiliense Sociedade Esportiva Gama, fundado em 1975.

O significado de Gama está na categoria Significados