Significado de Gnóstico

O que é Gnóstico

Gnóstico é um termo utilizado para designar as pessoas que valorizam mais o conhecimento de natureza espiritual do que o conhecimento de natureza científica.

O que é Gnóstico

A origem do termo gnóstico é bastante antiga, suas raízes estão na língua sânscrita, mas chegou ao ocidente por meio do substantivo grego gnose, derivado do verbo gignósko, cujo significado é conhecer.

Gnóstico e agnóstico são termos antagônicos. O significado de gnóstico é atribuído a algo ou alguém interessado em conhecer os mistérios por meios não científicos.

Para os gnósticos, este conhecimento os protegerá, pois confirmará a presença de divina, dentro de cada ser humano, o que por sua vez possibilitará conexões sagradas que os conduzirá a salvação.

O gnosticismo é um sistema religioso baseado em crenças sincréticas existentes antes mesmo do cristianismo.

O pensamento gnóstico ocidental se assenta na filosofia de Platão e toma como referência o princípio da trindade, tomando como símbolo a figura de um triangulo. 

Apesar de derivar o principio da trindade do pensamento platônico, a doutrina gnóstica não considera os ensinamentos filosóficos do pensador, pois privilegia o obscuro e o mistério.

Dessa maneira, a aparentemente valorização do conhecimento pelo gnosticismo é em verdade a valorização de certo tipo de conhecimento.

Para o gnosticismo, o conhecimento racional e científico tem menor valor do que o conhecimento intuitivo e transcendental.

Apesar de existir pessoas que defendam a existência de gnósticos cristãos, os seguidores da doutrina gnóstica foram considerados hereges, defensores de valores e ideais pagãos, sofrendo perseguições ao longo dos séculos 2 e 3.

Um dos motivos que levaram o gnosticismo a ser criticado pela doutrina cristã é o fato de defender a ideia de que não se faz necessária a existência de intermediários entre os seres humanos e o mundo divino.

Ao longo da história, o pensamento gnóstico retomou referências da antiguidade, colocando em oposição gnósticos teístas e gnósticos ateístas.

Para os gnósticos teístas, a sabedoria advinda da Tábua da Esmeralda alimenta os gnósticos hermetistas, ou seja, aqueles para os quais a filosofia oculta e a magia são referencias de valor.

O pensamento gnóstico ganhou força nos filmes de Hollywood e não são poucos, como “Vanilla Sky” e “A passagem”, nos quais os roteiros colocam o público em contato com princípios do gnosticismo.

O significado de Gnóstico está na categoria Significados