Significado de Golfo

O que é Golfo

Golfo é uma expressão usada na área da geografia para definir a parte do mar que penetra nas terras, onde sua fenda é bastante largueada.

Geralmente, os golfos são formados por grandes falhas na crosta da terra, mas também podem ser formados por outras ocasiões.

Golfo e baía, qual a diferença?

A diferença entre golfo e baía está relacionada ao comprimento e à grandeza de cada um.

As baías têm dimensões menores e possuem uma saída partindo para o oceano, porém estreita e apertada.

Os golfos, porém, são distinguidos por serem muito grandes, enormes, e têm uma saída para o oceano exageradamente larga.

Golfo de Bengala

O golfo de Bengala é o maior golfo existente. Ele está situado no Oceano Índico da região do nordeste, e tem um formato de triângulo. Ele tem seus limites com o continente indiano.

O golfo de Bengala tem aproximadamente 2.172.000 Km2 de superfície e cerca de 1.850 km de comprimento.

Golfo Pérsico

O golfo Pérsico está situado na área do Oriente Médio, constituindo uma parte do oceano Índico que decompõe a península da Arábia e do Irã.

Compõe uma região de cerca de 230 mil km2, que equivale aproximadamente à dimensão do estado de São Paulo.

O golfo pérsico está atrelado ao mar da Arábia a leste e pelo estreito de Ormuz, e também está ligado ao golfo de Omã, com limites a oeste abalizado pelo delta do Shatt al-Arab, conhecido pelos naturais do Irã por Arvand-Rood, que leva as águas do rio Tigre e rio Eufrates.

Golfo do México

O golfo do México se trata de uma bacia oceânica que está à beira como parte da América do Norte e América Central.

Tem cerca de 1,5 milhões de Km2, que é mais abrangente que o estado de Minas Gerais.

Mediterrâneo das Américas, como é comumente conhecido, o golfo do México fica em nona posição como o maior corpo de água do planeta Terra.

Golfo do Alasca

O golfo do Alasca está situado em parte do oceano pacífico, em um braço, e é acentuado pela curva da extremidade sul da costa do Alasca. A costa do Alasca se expande até a península do Alasca e a ilha Kodiak no oeste até o arquipélago de Alexander que está a este.

O golfo do Alasca é conhecido, pois em uma de suas partes dois oceanos se deparam, mas, não se misturam. Isso ocorre entre o Mar Báltico e o Mar do Norte. Eles não se misturam por terem densidades diferentes.

Golfo de Guiné

O golfo da Guiné é uma reentrância bem abrangente situada na costa ocidental da África e faz parte do oceano Atlântico.

O golfo da Guiné é muito conhecido por ser rico em petróleo e gás, e é uma área econômica especial da Guiné Equatorial no oceano Atlântico.

Golfo de Aden

O golfo de Aden é formado por uma curva para dentro do norte do Oceano Índico, no princípio do Mar Vermelho, entre a costa norte localizada na Somália na costa sul da Península Arábica. 

O Golfo de Aden ficou muito conhecido após o dia 9 de novembro de 2009, onde um vórtice muito grande apareceu no céu bem acima dele, e a Noruega e algumas partes da Europa puderam ver. Foi um fenômeno que ocorreu por 12 minutos. 

Golfo de Suez

O golfo de Suez é constituído por duas partes em que o extremo norte do mar Vermelho e ao leste do golfo de Aqaba se dividem.

O golfo de Suez separa a África da Ásia assim como o mar Vermelho e o Canal de Suez.

Geralmente, os golfos são considerados locais muito excepcionais para se morar ou passar temporadas. Pois são áreas circundadas por terra que são resguardadas contra as correntezas do mar, fazendo-se um formidável meio de condução de navios e barcos, construção de portos e inclusive para a pesca.

 

O significado de Golfo está na categoria Significados