Significado de Gostar

O que é Gostar

Gostar é um verbo que significa apreciar, ter prazer em ver ou sentir algo, simpatizar ou ter afeição.

A palavra gostar é muito usada para expressar o sentimento de estima, por exemplo, quando um indivíduo aprecia a presença do outro, as coisas que ele diz e faz e o bem que ele representa, diz-se que a pessoa gosta da outra, seja um amigo, familiar ou alguém em que mantém um relacionamento amoroso.

Em relacionamentos amorosos mais especificamente, o gostar é o sentimento inicial despertado com relação ao outro e que faz querer ter a presença dele e apreciar os momentos juntos. Quando o sentimento de gostar se torna mais intenso, o relacionamento costuma ficar mais sério e esse sentimento se transforma em paixão e amor.

O mesmo ocorre para um tipo de bebida ou comida em que se sente prazer em ingerir e apreciar a sensação que ele causa ao paladar, nesse caso, diz-se que o gosto da comida é bom ou que se gosta de comê-lo, por exemplo: "Eu gosto de comer batata frita". Gostar também é aprovar ou concordar com algo que se ouviu ou assistiu, por exemplo: "Eu gostei do discurso desse político".

O verbo gostar também é conjugado para expressar a afinidade com outras coisas como um filme, um livro, um gênero musical, um programa de televisão, um ator, uma banda e mais uma infinidade de coisas.

Alguns sinônimos de gostar são: adorar, apreciar, estimar, apoiar, amar, preferir, simpatizar, desfrutar e inclinar-se. E alguns antônimos de gostar são: detestar, desprezar, incompatibilizar-se, antipatizar, reprovar, odiar e implicar.

O significado de Gostar está na categoria Significados