Significado de GPRS

O que é GPRS

GPRS é uma sigla inglesa.

O que é GPRS:

O significado de GPRS é General Packet Radio Services, que traduzindo-se para o português pode ser definido como Serviços Gerais de Pacote por Rádio.

Essa sigla é usada para definir uma tecnologia da área da telefonia que objetiva elevar os valores de transferência de dados, de informações entre os aparelhos móveis. Isso facilita a comunicação e o acesso às redes.

O GPRS atua através de uma taxa de transferência de dados muito maior (dez vezes maior) que as tecnologias anteriores, o que fornece uma maior velocidade, especialmente se tratando do acesso à internet. O serviço GPRS está integramente disponível nos aparelhos celulares, quando existe a utilização de qualquer serviço de envio ou recebimento de dados.

O serviço e a tecnologia GPRS permitem o compartilhamento dos mesmos recursos entre vários usuários, o que também aumenta a capacidade da rede.

O GPRS ainda facilita o uso da voz e dos dados ao mesmo tempo, bem como outras vantagens:

  • Ampla cobertura de rede,
  • Redução de valores envolvidos,
  • Acesso à internet com mais velocidade,
  • Entre outros.

As operadoras de telefonia disponibilizaram o acesso à internet em alta velocidade (com cerca de 40 kbps) nos aparelhos celulares, graças ao GPRS – que também teve um custo menor.

O GPRS foi implantado para substituir a tecnologia GSM. Já a tecnologia GPRS foi suplantada por outras tecnologias que ofereciam uma velocidade ainda mais superior em transmissão de dados, como é o caso da 3G e EDGE.

O significado de GPRS está na categoria Significados