Significado de Graça

O que é Graça

Graça significa reconhecimento, agradecimento, benevolência, mercê, estima, encanto e beleza

A palavra vem do latim "gratia", que deriva de gratus (grato, agradecido) e pode ser usada em diferentes situações.

Quando o indivíduo recebeu um favor, diz-se que recebeu uma graça, quando uma pessoa atrai e agrada outras pessoas por sua beleza e encantos, diz-se que essa pessoa tem graça, quando o indivíduo faz ou diz coisas que fazem os outros à sua volta rirem, diz-se que fez graça ou quando a pessoa deseja saber o nome de outra, pode perguntar "qual é a sua graça?", frase muito mais utilizada no início do século XX do que nos dias atuais.

Essa pergunta geralmente era feita entre católicos, nas cerimônias de batismo, momento em que o indivíduo se torna cristão e recebe a graça de Deus, juntamente com o seu nome.

Graça de Deus

A graça de Deus é uma expressão usada pela Igreja Católica para se referir ao dom sobrenatural concedido por Deus a seus semelhantes como forma de salvação. Por meio da graça, Deus faz do homem seu filho adotivo e permite que ele participe da vida divida.

O homem que pratica o mal e vive de pecados só poderá ser salvo com a graça de Deus, que só é dada aqueles que genuinamente se arrependem de suas más atitudes.

Graça e indulto

Graça e indulto são virtudes que eliminam a punição relativa a um crime comum, portanto a pessoa que recebe a graça ou o indulto não é obrigada a cumprir uma pena.

Essa virtude é concedida apenas pelo Presidente da República, a não ser que ele passe seus poderes à outra pessoa que possa assumir tal responsabilidade. A graça e o indulto podem extinguir a pena por completo, dependendo do crime, e também pode ser parcial, quando somente diminui a pena ou a substitui por uma pena menor.

Os crimes nos quais a graça não pode ser requisitada e a pena deve ser cumprida integralmente são os crimes de extremo potencial ofensivo, chamados de crimes hediondos, além de crimes como a tortura, o tráfico ilícito de drogas e o terrorismo.

O significado de Graça está na categoria Significados