Significado de Grupo

O que é Grupo

Grupo é como chamamos a um conjunto de elementos que estão reunidos em um mesmo lugar ou de acordo com uma mesma circunstância. Um grupo pode ser sinônimo de público, multidão, panelinha, bando, banda, associação, equipe, time, marcha, plateia entre outros.

O Que é Grupo

O significado de grupo implica num conjunto de pessoas ou de objetos que reunidos formam uma totalidade, assim, por exemplo, um grupo pode ser o agrupamento de pessoas que tenham uma mesma atitude diante da vida ou que apresentem o mesmo tipo de comportamento, objetivo, gosto, enfim, fazendo que esses indivíduos se unam por afinidade e apresentem coesão quando juntos.

No mundo das artes, podemos encontrar o termo grupo fazendo referência a um ajuntamento de objetos ou pessoas, que compõe uma obra ou parte dela.

No âmbito da matemática, um grupo é definido como um conjunto de elementos que, quando associados a determinada operação, têm como propriedade combinar-se entre si formando um terceiro elemento, satisfazendo aos axiomas de grupo, que são os elementos inversos, a associatividade e o elemento neutro.

Na esfera militar, encontramos o termo grupo de combate, como a forma como são chamadas as unidades de combate elementares na infantaria, podendo, neste caso, um grupo de combate ser sinônimo de comando.

Encontramos ainda a expressão grupo sanguíneo, que faz referência aos quatro tipo de grupos distintos de sangue que possuem os humanos, sendo que somente pessoas que pertençam ao mesmo grupo sanguíneo podem transfundir sangue entre si.

Definição de Grupo para a Sociologia

Dentro das ciências sociais, sobretudo a sociologia, um grupo é entendido como um sistema formado por relações sociais, onde existem interações recorrentes entre seus membros. Uma outra definição diz que um grupo é um fenômeno social que manifesta-se na tendência de certos indivíduos a aproximarem-se a unirem-se a outros de acordo com certas afinidades, que podem ser estéticas, políticas, econômicas, de classe e etc.

Um grupo, para ser caracterizado como tal, do ponto de vista da sociologia, deve ter entre aqueles que o formam um agir e pensar análogo, e nessa similitude comportamental reside também o propósito do grupo enquanto fenômeno social. Assim, por exemplo, podemos pegar um grupo de amantes de determinado tipo de música, esse grupo será considerado assim por que eventualmente se manifestam socialmente de forma a podermos identificar seus membros reunidos, contudo, continuarão sendo um grupo mesmo sem se reunir, por que guardarão entre si semelhanças que os identificam e os distinguem dos demais.

A sociologia identifica ainda grupos primários e grupos secundários.

Grupos Primários

Podem ser chamados de grupos primários aqueles que são formados por um número pequeno de membros e que guardam entre si uma relação intima, como é o caso da família, por exemplo. Grupos primários podem incluir ainda amigos e vizinhos.

Grupos Secundários

Por outro lado, os grupos secundários são formados por uma grande quantidade de pessoas que mantem entrei si relacionamentos formais ou institucionais. Esses grupos tendem a ter uma duração menor do que um grupo primário, podendo durar meses ou dias. Exemplos de grupos secundários são os colegas do trabalho ou a torcida de um time de futebol.

O significado de Grupo está na categoria Significados