Significado de Guerra Civil

O que é Guerra Civil

Guerra civil é a guerra que acontece entre os grupos organizados que estão dentro da mesma república ou estado-nação, mas que também acontece entre dois países diferentes que antes eram unidos em um só Estado. O povo participa ativamente dos combates, o que acarreta na morte de muitos civis.

Geralmente, uma guerra civil acontece quando uma das partes deseja assumir o controle de uma região ou de todo o país, com o objetivo de modificar as políticas do governo e até de conquistar a sua independência.

A guerra civil é um conflito armado que acontece em grande escala, podendo resultar em muitas mortes e que também consome muitos recursos do país.

Em média, as guerras civis costumam durar um pouco mais de quatro anos e desde 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, mais de 25 milhões de pessoas foram vítimas fatais durante conflitos de guerras civis e outros milhões foram forçados a mudar de região ou país.

Dentre os mais atingidos pelos conflitos estão as mulheres, crianças e idosos, sendo vítimas, mesmo que não se envolvam nos combates.

O Brasil também passou por algumas guerras civis, como foram os casos da Guerra dos Farrapos e da Guerra dos Canudos.

A Guerra dos Farrapos, também conhecida como Revolução Farroupilha, foi uma guerra entre o povo do Rio Grande do Sul contra o governo imperial. Essa guerra civil aconteceu entre 1835 a 1845 e tinha o objetivo de tornar a República Rio-Grandense independente, mas que resultou na sua reintegração ao Império brasileiro.

Já a Guerra de Canudos, também chamada de Campanha de Canudos, foi uma guerra entre os participantes de um movimento popular do interior do sertão baiano (município de Canudos) contra o Exército Brasileiro. Essa guerra civil aconteceu entre os anos de 1896 e 1897 e tinha o objetivo de acabar com a injustiça social, a fome, a seca, o desemprego e a violência, mas que resultou na vitória das tropas federais e na destruição total do município de Canudos.

O significado de Guerra Civil está na categoria Significados