Significado de Gypsy

O que é Gypsy

Gypsy é um termo que na língua inglesa significa cigano.

Gypsy na versão espanhola significa Gitano.

Os ciganos são um povo nômade de origem indiana. Do seu país (Índia), migraram para a Pérsia, chegando à Europa, no século XV. Já no século XVI, ao chegarem à Inglaterra, os ingleses, acreditando que esse povo nômade era do Egito, os chamaram de Egyptians (egípcios), que se tornou Gyptians e mais tarde passaram a os denominarem de Gypsy, a atual palavra.

O próprio termo, na língua inglesa, significa cigano. De acordo com novas pesquisas, foram identificados os ciganos como um povo de origem asiática que provavelmente veio da Índia e rapidamente se espalhou por diversas nações do continente europeu.

Algumas pessoas consideram ofensiva a expressão gypsy e preferem usar o termo Romany para se referir a esse povo nômade.

No sentido figurado, a palavra gypsy é usada para se referir a uma pessoa que não gosta de morar ou fixar residência por um longo tempo em um mesmo lugar, mas que prefere mudar bastante assim como os ciganos nômades.

Era uma atitude comum dos ciganos viverem peregrinando pela Europa sempre a caminho de terras longíquas sem terem um terreno próprio para morarem. Designações depreciativas e outras características nômades incentivaram constantes perseguições, marginalização, escravização, expulsões e extermínio a esse povo.

Esse assunto é um tanto controverso em diversas sociedades por todo o planeta, onde ainda existe uma minoria de pessoas com etnia cigana.

Gypsy Kings

Existe um grupo musical composto por ciganos que se chama Gypsy Kings. Conhecidos mundialmente pelo estilo de música rumba flamenca, os componentes do grupo são descendentes das famílias Baliardo e Reyes.

  • Gypsy Kings foi formado no ano de 1979 em Arles, França.
  • Durante a guerra civil os pais dos membros do grupo fugiram da Catalunha (Espanha) para o sul da França.
  • Gypsy Kings, traduzido para o português, significa “Reis Ciganos”.

Com o álbum “Gypsy Kings” foi que o grupo ganhou notoriedade. Algumas das músicas gypsy kings mais conhecidas são:

  • Volare.
  • Djobi Djoba.
  • Un Amor.
  • Bamboleo.

Gypsy Vanner

Gypsy Vanner é uma raça de cavalos que foi registrada e passou a ser reconhecida no Brasil oficialmente no ano de 1996. Conhecida também como Gypsy horse (cavalo cigano), a raça foi desenvolvida pelos nativos ciganos do Reino Unido e possui as seguintes características:

  • Cor mais comum é o malhado de branco e preto.
  • Patas peludas.
  • Músculos fortes.
  • É um cavalo inteligente, calmo e dócil.
  • Possui a conformação correta para cavalos de tração.

Gypsy Lady Gaga

A cantora Lady Gaga tem uma canção intitulada “Gypsy” que compõe o álbum Artpop, o terceiro dela. A música possui influências de house music e rock clássico. Gypsy de Lady Gaga foi produzida e composta por ela mesma juntamente com Madeon e auxílio na escrita por Paul Blair e RedOne.

Gypsy Shakira

Gypsy também é o título de uma música da cantora Shakira. A canção faz parte do álbum lançado em 2009 chamado “She Wolf”.

Gypsy Caravan

A banda australiana Wolfmother gravou uma música de nome “Gypsy Caravan” que consta em seu quarto disco de estúdio, o álbum Victorius.

O disco é sucessor de New Crown, lançado em 2014. A produção ficou por conta de Bredan O´Brien. O baixo, a guitarra e vocais foram gravados pelo líder do grupo Andrew Stockdale.

Gypsy Jazz

Gypsy jazz em sua tradução literal significa “jazz cigano”. Trata-se de um estilo musical frequentemente atribuído ao guitarrista Jean “Django” Reinhart.

Django foi o primeiro entre um grupo de guitarristas ciganos que tocou no entorno de Paris da década de 30 até os anos 1950.

O significado de Gypsy está na categoria Significados