Significado de Halloween

O que é Halloween

Halloween é um encurtamento de uma expressão inglesa: All Hallow’s Eve, que significa “véspera de Todos os Santos” – última noite do ano do calendário celta era o dia 31 de outubro (o último dia do verão). O feriado de Todos os Santos era, portanto, no dia 1º de novembro.

O que é Halloween:

O significado de Halloween, conhecido também como Dia das Bruxas, é uma comemoração popular de culto aos mortos.

Essa festividade é bem antiga, procedente da região que era habitada pelos Celtas – região onde, atualmente, se situam a Inglaterra, França e Alemanha.

Quem mantém mais forte a tradução da comemoração da véspera do Dia de Todos os Santos, o dia 31 de outubro – o dia do Halloween, são os Estados Unidos da América – que teve a festividade trazida pelos irlandeses e escoceses ainda no século XIX. Contudo, todo o mundo comemora o Dia das Bruxas, inclusive o Brasil.

Para os celtas, esse dia era marcado pela saída dos espíritos dos cemitérios, que tomavam posse dos corpos dos vivos. Os celtas, para assustar os fantasmas, colocavam na casa diversos objetos assustados, tais como abóboras enfeitadas, ossos decorados, caveiras, entre outros.

O nome Dia das Bruxas surgiu na Idade Média, quando essa festa pagã foi condenada na Europa. Quem comemorava essa data era perseguido e condenados à fogueira pela Inquisição.

O dia 2 de novembro foi estabelecido como o Dia dos Finados pela Igreja a fim de diminuir as influências pagãs existentes na Europa Medieval.

Símbolos do Halloween

Por estar relacionada à morte (graças a sua origem), o Halloween possui alguns símbolos e elementos assustados, como fantasmas, bruxas, caveiras, monstros, zumbis e personagens diversos, tais como o Drácula e o Frankenstein.

Como símbolo principal também se destaca a abóbora, chamada também de lanterna de abóbora – que possui em seu interior uma vela acesa para iluminar as feições desenhadas em sua casca,

Na data, as crianças usam roupas e fantasias assustadoras e caminham pela vizinhança, em porta em porta, pedindo por balas, doces e outras guloseimas. Essa atividade infantil é chamada, nos Estados Unidos e em outros países, como: trick or treat, “gostosuras ou travessuras” em inglês.

 

O significado de Halloween está na categoria Significados