Significado de Mainstream

O que é Mainstream

Mainstream é um adjetivo e um substantivo da língua inglesa.

O significado de Mainstream surgiu nos princípios do século XX. Traduzindo-se literalmente, mainstream quer dizer “corrente principal” ou “fluxo principal”, onde main em inglês significa “principal” e stream é “fluxo, corrente”.

Significado de mainstream

Significado de mainstream

Como substantivo, mainstream pode ser descrito como qualquer ideia, método, pessoa ou um grupo de determinada comunidade que é considerado comum, normal e aceito pela maioria. Em geral, mainstream nesse âmbito é utilizado para se referir a assuntos sociais, como no caso de manifestações do povo, em especial da classe artística.

Por isso, mainstream é um grupo, movimento ou estilo que tem características aceitas pela comunidade e que a agrada, apresentando um conteúdo familiar e usual.

Como adjetivo, mainstream pode ser traduzido como: “predominante, grande, comum, dominante, maior, majoritário, lugar-comum, preponderante, popular, principal, prevalecente, tradicional, vigente, reinante”.

Por exemplo:

  • Mainstream Islam: A corrente principal do Islã,
  • Mainstream beliefs: significa “crenças da maioria”.

Além disso, mainstream pode se referir a “convencional, comercial, tradicional, popular”, “não alternativo”.

O antônimo de mainstream é underground, que em inglês é o mesmo que “subterrâneo”. O termo é utilizado para designar aquilo que foge dos padrões comerciais, que está fora da mídia e dos modismos.

Mainstream Hipster

Hipster, que também é uma palavra de língua inglesa, em geral é quem está ligado à ideia do underground, pois não possui um estilo comum, mas sim um estilo próprio, que inventa moda – nesse caso, esse estilo é marcado por tendências alternativas.

Embora um hipster tenha ligação com o conceito de underground, um mainstream hipster possui um estilo diferenciado, mesmo mantendo a aparência de hipster, ele tem algum contato ou alguma espécie de ligação com a cultura mainstream.

Muitos afirmam que o indivíduo é quem adota a cultura mainstream, mas escolhe opta por se camuflar de hipster.

Mainstream e Frédéric Martel

Muitos autores passaram a estudar a cultura mainstream dentro de diversos campos de conhecimento. Dentre eles, é possível destacar a obra do jornalista e escritor francês Frédéric Martel chamada “Mainstream: A Guerra Global das Mídias e das Culturas”.

A obra foi desenvolvida através de viagens realizadas pelo autor, quando percorreu 30 países por 5 anos, entrevistando mais de mil pessoas.

Para dar ainda mais consistência ao ensaio, Martel conheceu de perto os principais canais de comunicação, mídia e entretenimento, como é o caso de Hollywood, Televisa, Rede Globo e o quartel-general da Al Jazeera, por exemplo.

A partir de suas observâncias, o livro aborda como os meios de comunicação estão mais voltados para a vertente do mainstream, como a internet foi um fator que proporcionou um maior crescimento desta cultura e os questionamentos associados à disputa em nível mundial pelo controle desta mídia (de entretenimento) e sua indústria.

Compartilhe este significado: