Significado de Handebol

O que é Handebol

O Handebol é uma modalidade esportiva idealizada por um professor alemão chamado Karl Schelenz, em 1919. Quando foi criado o handebol era jogado por um time de onze jogadores em um campo gramado, similar ao futebol, mas com um diferencial: o mesmo era jogado com as mãos.

Em termos etimológicos, essa palavra tem sua origem no inglês hand+ball( handball), ou seja, (mão+bola). Ou seja, um jogo em que os atletas podiam usar as mãos para fazerem gols.

Logo este esporte teve suas regras divulgadas pela Federação Alemã de Ginástica e passou a fazer parte de competições em alguns países como Suíça, Áustria e Alemanha. Em 1925 houve a primeira partida internacional de handebol. Os competidores eram a Alemanha e a Áustria, sendo que os alemães sofreram uma derrota de 6 a 3 para os austríacos.

Em 1934, o handebol passou a fazer parte do COI (Comitê Olímpico Internacional), sendo considerado a partir de então, um esporte Olímpico. Mas foi somente em 1936, que aconteceu a estreia do handebol em jogos olímpicos, isso em Berlim. Houve a participação de seis países na estreia da competição, e novamente, a disputa final foi entre a Alemanha e Áustria, só que desta vez, a Alemanha levou a melhor, derrotando a Áustria por 8 a 6.

Embora o esporte tenha tido sua estreia nos Jogos Olímpicos em 1936, o primeiro Campeonato Mundial só foi possível em 1938, sendo sediado também pela Alemanha.

O handebol continuou evoluindo e adquirindo mais adeptos, assim em 1946, fundou-se a International Handball Federation (IHF), hoje com sede na Suíça.

A partir do ano de 1966, o handebol deixou de ser jogado em campo gramado passando a ser realizado apenas em salão.

O handebol ficou certo tempo sem participar das Olímpiadas, retornando as competições somente em 1976, em Montreal, mas já havia novas regras e os jogos eram disputados em quadras e não mais em campos.

Associações

O handebol é coordenado no Brasil pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHB), sediada em Aracaju. Internacionalmente quem regula as atividades desse esporte, como já foi citado anteriormente, é a Federação Internacional de Handebol (IHF) e sua sede fica em Basiléia, uma cidade da Suíça.

Hoje, o handebol é um esporte que faz parte de 183 países, com um número imenso de equipes e profissionais envolvidos.

Campeonato Mundial de Handebol

O Campeonato Mundial de Handebol hoje é um dos principais torneios disputados tanto pelos times femininos, quanto masculinos. Esse campeonato sempre acontece em anos ímpares.

Sendo que em 2013 ocorreu o campeonato masculino na Espanha e o campeonato feminino ocorreu na Sérvia. Nesse ano a seleção masculina campeã foi a equipe da Espanha, enquanto a equipe feminina campeã foi a do Brasil.

Em 2015 o Campeonato Mundial masculino foi em Qatar, tendo a França comocampeã. Já o Mundial feminino ocorreu na Dinamarca, sendo que o Brasil foi eliminado nas oitavas de final e a Noruega dessa vez, acabou ganhando a medalha de ouro.

Regras do Handebol

Bem, para começar, o handebol tem como meta uma equipe ganhar da adversária com gols usando apenas as mãos para arremessar a bola. Sendo que o jogo é dividido em dois tempos de 30 minutos cada, com intervalo de 10 minutos apenas. Mas se for preciso poderá haver 2 tempos de prorrogação de 5 minutos, caso haja empate. Porém, se o empate permanecer a disputa será feita com cobranças de tiro de 7 metros de distância. 

A quadra para a competição de handebol deve medir 40m de largura por 20m de comprimento, com o gol medindo 3m de largura por 2m de altura.

A bola masculina é diferente da feminina. Enquanto a masculina mede de 58 a 60 cm, com peso entre 425 e 475g a bola do feminino mede entre 54 a 56 cm e pesa por volta de 325 a 375g.

Em handebol, cada equipe possui sete jogadores, seis reservas e um goleiro, sendo 14 atletas no total. Entre eles podemos citar:

 

  • Pivô: Joga dentro da defesa do adversário, faz bloqueios e recebe a bola na área do goleiro.
  • Armador central: normalmente deve ser o jogador mais habilidoso, pois é ele quem recebe praticamente todas as bolas.
  • Pontas: são dois. Um fica à direita e outro à esquerda. A função dos pontas é atrair a atenção dos jogadores da outra equipe para que esses deixem o meio da área livre e sem defesa.
  • Meias: a equipe possui dois meias que devem ficar um pouco mais no meio da quadra.
  • Goleiro: Fica no gol e somente ele pode fazer a defesa com os pés.

 

Durante o jogo pode haver substituições táticas, não havendo limites para estas substituições e podendo ser feitas a qualquer momento durante o jogo, sem que o mesmo precise ser interrompido. A única exigência é que a mesma seja feita na área do meio da quadra.

Durante o jogo é proibido empurrar, bater, segurar, pular sobre o adversário. Esse tipo de atitude será considerado infração. Se a infração ocorrer durante o momento em que um jogador iria ter a chance de fazer um gol, o juiz poderá marcar um tiro de 7 metros. É como se fosse um pênalti.

Se algum jogador tocar a bola com os pés, a posse da mesma passa para o outro time. Nenhum jogador poderá entrar na área do goleiro, caso alguém faça isso, será considerado tiro livre.

É proibido roubar a bola utilizando as duas mãos e também é proibido dar 3 passos com a bola na mão.

Se o defensor manda a bola para linha de fundo é considerado escanteio e a bola pode ser lançada da área de escanteio mais próxima. E caso a bola saia da quadra é cobrada a lateral. Sendo que a mesma deve ser cobrada com um pé sobre a linha.

Se houver uma falta grave, o juiz pode optar por dar tiro livre ou pênalti. 

Já os cartões amarelo e vermelho no handebol podem ser aplicados da seguinte forma:

O juiz pode fazer apenas uma advertência ou usar o cartão amarelo com uma exclusão por 2 minutos do jogador. Já com o cartão vermelho, o juiz poderá dar a expulsão direto ou pode dá-lo apenas após a ocorrência de 3 amarelos.

Handebol masculino e handebol feminino

O handebol é uma versão reformulada de um esporte chamado Torball que era uma modalidade praticamente feminina. A partir das alterações e com as novas regras feitas pelo professor Karl Schelenz, em 1919, o esporte passou a ser apreciado e praticado também pelos homens.

Hoje há poucas diferenças entre as regras do handebol masculino e feminino. Algumas delas já foram citadas, como o tamanho e peso das bolas, por exemplo.

Handebol de Areia

O handebol de areia é bem similar ao handebol jogado nas quadras, mas é jogado normalmente na praia em campos de areia. Uma de suas diferenças é que a partida é realizada em dois tempos de 10 minutos cada, sendo que cada equipe possui apenas 3 jogadores titulares e um goleiro, podendo ter até 4 substitutos.

A quadra é um retângulo de 27 m de comprimento por 12 m de largura, com duas áreas de gol. O chão deverá ter uma camada de areia com profundidade de mais ou menos 40 cm e ao redor da quadra deverá haver uma zona de segurança de 3 m de largura.

As linhas de delimitação são marcadas por cordas ou fitas fabricadas de material elástico e coloridas. As outras áreas também são marcadas com linhas ou cordas de acordo com as medidas e regras adotadas para essa modalidade na areia.

O handebol de areia também é regulamentado pela Federação Internacional de Handebol.

No Brasil essa modalidade chegou por volta da década de 80, mas apenas como recreação, porém com o passar do tempo foi evoluindo e hoje também participa de várias competições, chegando a obter vários títulos importantes.

O significado de Handebol está na categoria Significados