Significado de Hegemonia

O que é Hegemonia

Hegemonia é um substantivo feminino com origem no grego hegemon, que significa “líder, chefe”, de hegeisthai, que significa “guiar”.

O que é Hegemonia:

O significado de Hegemonia é a preponderância de alguma coisa sobre outra, ou seja, a supremacia de um povo sobre outro – que indica a superioridade que um país, órgão, cidade, sociedade ou mesmo pessoa tem sobre os demais.

Um país caracterizado pela Hegemonia pode ser descrito como um Estado soberano. É ele que possui influência sobre variadas áreas, como a econômica, cultural, política, militar, entre outros exemplos.

Socialmente falando, é o controle de uma classe sobre outras – aquela que detém a hegemonia é aquela que se tornará soberana sobre as demais.

A origem da hegemonia remonta à Grécia antiga, no momento em que as três cidades – Esparta, Atenas e Tebas – tinham destaque sobre as demais em relação ao poder bélico, além de guerreiros treinos para batalhas, sem contar com a hegemonia marítima. Nessa mesma época, a Macedônia invadiu a Grécia e aliou-se a outros países para quebrar a hegemonia marítima, obtendo sucesso. A Macedônia deteve a hegemonia político-militar depois desse episódio. 

Para o político e cientista italiano Antonio Gramsci, a hegemonia pode ser conceituada como o domínio de uma classe social sobre as outras, dando foco especial à classe burguesa sobre a classe de trabalhadores. Contudo, de acordo com ele, este conceito não indicaria o domínio brutal – a não ser nos regimes ditatorial e terrorista.

Hegemonia cultural

A hegemonia cultural pode ser explicada como uma predominância de uma cultura em relação as outras. Ela impõe seus valores, crenças e ideologias de maneira involuntária.

A hegemonia cultural ainda pode obter destaque e controle pelo modo como impacta socialmente. Um exemplo são os meios de comunicação, como o imperialismo da indústria cinematográfica norte-americana – que concentra condutas e modelos de pensamentos que são adotados pela sociedade.

Possuir hegemonia cultural, por isso, significa que uma cultura é seguida pela grande maioria e possui impacto e exerce grande influência sobre as outras culturas, o que pode até provocar modificações nelas.

Um exemplo notável é a hegemonia da cultura americana – que influencia significativamente a cultura ocidental.

Hegemonia mundial

Muitos impérios, como, por exemplo, o Persa, Romano e Mongol, já detiveram a hegemonia mundial, que costuma mudar ao longo dos séculos.

Do século XX até os dias atuais, quem detém a hegemonia mundial são os Estados Unidos da América. A hegemonia norte-americana é feita de forma pacífica, no entanto, algumas raras ocasiões ocorrem a necessidade de conflitos armados.

Outras grandes potências mundiais também agem da mesma maneira, influenciando pacificamente, por meio de mecanismos políticos.

O significado de Hegemonia está na categoria Significados