Significado de Herege

O que é Herege

Herege pode ser um substantivo (para ambos os gêneros, masculino e feminino) bem como um adjetivo (também para ambos os gêneros, masculino e feminino) dependendo do contexto.

A origem da palavra vem do grego: hairetikós, que significa “escolher”. Esse termo tem variação em latim também: haeresis, que significa “capacidade de escolher”.

O que é Herege:

O significado de Herege não está associado com a definição do termo em latim.

Pelo contrário, herege é sinônimo de uma pessoa que é contrária aos dogmas, que questiona certas crenças, que não concorda com ideias e regras de uma religião ou seita.

Uma pessoa herege pratica heresia.

Por exemplo, um indivíduo ateu pode ser considerado herege pela Igreja Católica, já que ele não crê em Deus e não pratica deveres religiosos.

Da mesma forma, um católico pode ser considerado herege por praticantes de outra religião e outras doutrinas.

Pode-se entender, portanto, que a definição de herege transforma-se conforme os ensinamentos das mais diferentes religiões e crenças.

Por outro lado, pode-se definir herege como alguém que pensa ou acredita em algo diferente do que foi apresentado, independentemente do assunto ou área de conhecimento. A pessoa tem a liberdade de expressar se concorda ou acredita com os existentes preceitos.

O herege e a inquisição

As palavras herege e heresia se propagaram e popularizam fortemente durante a Idade Média, no momento em que a inquisição foi implantada pela Igreja Católica.

A  inquisição foi criada pelo medo que a Igreja Católico tinha das pessoas que criticavam os seus ensinamentos. Foi quando o Papa Gregórgio IX determinou a criação do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição.

O tribunal eclesiástico tinha a função de combater os males (os hereges) que estavam contra a fé cristã, bem como a legitimidade do poder civil. Vale lembrar que, naquela época, a Igreja possuía seu poder extremamente ligado ao poder do estado.

Quando capturava-se um suspeito de heresia, havia torturas e interrogatórios para ouvir a confissão de culpa. O herege teria pela frente, como punições: tortura, enforcamento ou ainda eram queimados vivos.

O Herege (livro)

O Herege é o terceiro livro da trilogia A Busca do Graal, de Bernard Cornwell. Os dois primeiros são: O Arqueiro e O Andarilho. O livro continua a história do arqueiro inglês Thomas de Hookton, na busca pelo Santo Graal em plena Guerra dos Cem Anos.

O significado de Herege está na categoria Significados