Significado de Hilário

O que é Hilário

Hilário é um termo que pode ser entendido com o mesmo sentido de cômico, engraçado, risível. Hilário vem do grego hilarós, palavra que pode ser traduzida como “alegre” ou “risonho” e chegou até o português através do termo latino hilarus, que tem o mesmo significado.

O Que é Hilário

Qualquer coisa que provoque riso, especialmente aquilo que provoque muitas risadas, pode ser identificada com hilário. Assim, um filme, uma piada, um fato inusitado, uma peça de teatro, uma pessoa, um texto, enfim, podem ser hilários. Sempre quando alguém solta uma gargalhada, o faz por que está diante de algo hilário.

A palavra hilário, às vezes é motivo de controvérsia, pois, para alguns, ela suscita dúvida a respeito de sua existência como um vocábulo da língua portuguesa. Isso se dá porque até cerca de três décadas atrás, a palavra pertencia mais a círculos eruditos e em seu lugar usava-se popularmente o sinônimo hilariante. Contudo, de uns tempos pra cá o termo começou a cair no gosto da juventude, que o tornou popular, provavelmente por influência do termo inglês hilarious, que tem o mesmo significado.

Por ser uma palavra que vem sendo mais usada por jovens, alguns tendem a vê-la como uma gíria, uma derivação do termo hilariante, e, por isso, consideram seu emprego formal como um equívoco. Contudo, a palavra hilário pertence sim à língua portuguesa, sendo encontrada em dicionários pelo menos desde o século XIX.

A palavra hilário também é usada como nome próprio, existindo registros do nome já bastante antigos, como no caso de Santo Hilário de Poitiers que viveu no século IV.

Em anatomia, encontramos a palavra hilário como derivada de hilo, que é o ponto que une um vaso a outro num tecido glanduloso. Em botânica, hilo é a parte que conecta o funículo à semente.

O significado de Hilário está na categoria Significados