Significado de Hipócrita

O que é Hipócrita

Hipócrita é uma pessoa que finge ser uma coisa que não é e que pratica atitudes hipócritas. São pessoas falsas, fingidas, dissimuladas e que agem somente em prol de seus interesses. É uma pessoa considerada medíocre. Hipócrita é aquele que esconde a sua verdadeira face através de aparências e dissimulações.

Origem da palavra hipócrita

Etimologicamente esse termo é derivado da língua grega. As palavras Hypokrinein ou hypokrisía podem ser traduzidas das seguintes maneiras: “separar gradualmente” ou “representar um papel”, podendo também ser usado para designar o termo “fingir”.

Na Grécia antiga ”Hypokrinein” era usado para fazer referência a atores de teatro, ou seja, eles fingiam ser outras pessoas durante suas apresentações.

As peças que os atores encenavam no palco eram mais conhecidas pelo termo hypokhrinesthai, ou seja, “uma hipocrisia”; o que significava “fingimento”. Naquela época, a palavra não tinha uma conotação negativa como a que tem hoje em dia. Somente no século XVI é que a palavra passou a se utilizada com um tom depreciativo e negativo.

Como uma pessoa se torna hipócrita?

Ninguém ensina uma pessoa a ser hipócrita, ela nasce com falta de caráter ou ela vai aprendendo com a vida a se tornar uma pessoa dissimulada, que age conforme seus interesses e sem medir as consequências para alcançar o seu objetivo.

Na mente do ser humano, existe uma divisão entre o que é certo e o que é errado, entre o que redenção e o que é perdição. Há uma constante discussão entre o bem e o mal. E o hipócrita não consegue se encaixar dentro dessas definições. Ele vive em constante contradição, ou seja, fala uma coisa e faz outra. Ora prega o bem, ora pratica o mal.

Geralmente o hipócrita está associado ao ser humano que não tem caráter e que não assume um ponto de vista diante da sociedade. É quem utiliza de subterfúgios para se sair bem em qualquer situação, como por exemplo: na religião, nas amizades, bajulando alguém no cargo de chefia para tirar vantagens, dentre várias outras formas de se destacar diante das outras pessoas.

Em alguns casos podemos nos tornar hipócritas também. Isso ocorre ao aceitar o que certas pessoas fazem para se dar bem; é preferível fechar os olhos para aquilo que você sabe que está errado e que pode prejudicar alguém do que enfrentar e expor toda falsidade que o outro usa para conquistar o que quer.



 

 

 

    O significado de Hipócrita está na categoria Significados