Significado de Hipocromia

O que é Hipocromia

Hipocromia é um substantivo feminino. O significado de Hipocromia pode se referir a duas coisas distintas.

O que é Hipocromia:

O primeiro contexto está relacionado com a área da dermatologia, onde hipocromia assume a designação das manchas na pele que são mais claras que o próprio tom da pele do indivíduo. É uma doença dermatológica onde a pele não possui uma taxa suficiente de melanina – que é seu pigmento natural – ocasionando o aparecimento destas manchas mais claras que podem estar espalhadas pelo corpo ou mesmo concentradas em uma área específica.

Normalmente, a hipocromia, nessa situação, atinge as áreas do corpo que são expostas ao sol, tais como o rosto, as mãos e o pescoço.

O vitiligo é um exemplo muito comum de hipocromia, mas pode-se destacar outros no âmbito da dermatologia:

  • Manchas pós-inflamatórias,
  • Pitiríase alba,
  • Pitiríase versicolor,
  • Leucodermia solar.

Então, a hipocromia pode ser um sintoma dermatológico caracterizado por uma diminuição da pigmentação da pele.

Em outro contexto, mais especificamente tratando-se da área da hematologia, o termo hipocromia se refere à diminuição na produção de hemoglobina. Esta deficiência provoca a uma parte do número dos eritrócitos (mais conhecidos como glóbulos vermelhos ou hemácias do sangue), fazendo com que eles aumentem a claridade central das hemácias.

A hipocromia é, nesse caso, a anemia hipocrômica, doença em que os glóbulos vermelhos possuem menos hemoglobinas empregadas para transportar oxigênio.

A causa da hipocromia se deve à deficiência de ferro.

É possível afirmar que a hipocromia pode ser ocasionada por qualquer condição que provoque a diminuição do diâmetro das hemácias (chamada de microcitose).

Hipercromia

Hipercromia é o oposto da palavra hipocromia.

Na área da hematologia, portanto, a Hipercromia se determina como as células que possuem colorações com intensidades maiores que as normais. Embora seja um termo não muito comum, a Hipercromia é frequentemente observada em células esféricas e em células que estão irregularmente contraídas.

Já na área da dermatologia, a Hipercromia tem como significado as manchas de pele que são mais escuras que o próprio tom de pele.

O significado de Hipocromia está na categoria Significados