Significado de Hipótese

O que é Hipótese

Hipótese é um substantivo feminino. Sua origem é grega: hypothesis, que significa “suposição, base de um argumento” e literalmente falando “ato de colocar alguma coisa debaixo de” – que vem de hypo (“sob”) e thesis (“colocação, tese”).

O que é Hipótese:

O significado de Hipótese é a suposição de algo provável, ou seja, uma possibilidade considerada válida, que pode ser verificada para que uma afirmação ou conclusão possa ser feita.

A palavra, para os gregos, indicava para se referir ao que servia como princípio ou alicerce de sustentação das lis.

Portanto, na língua portuguesa, tem-se o termo hipótese como qualquer dedução de algo verosímil que pode ser verificado e extrair uma conclusão. O termo é um conjunto de condições que promove o ponto de partida para desenvolver um raciocínio.

O termo é popular ao ser usado como sinônimo de “possibilidade” ou até de “chance” de alguma coisa acontecer. Por exemplo, na frase: “Não há hipótese alguma que eu aceite esse convite!”.

Para a matemática, uma hipótese determina um conjunto de condições iniciais que, conforme uma base de raciocínio lógico, é desenvolvida uma demonstração para comprovar a veracidade de uma tese, por meio de argumentos válidos.

Hipótese científica

A hipótese científica, chamada também de hipótese de pesquisa, é definida como uma proposição especulativa ou premissa de uma determinada teoria, que é considerada como ponto inicial de uma investigação. Ela poderá ser validade através de um método científico (raciocínios ou experiências) e será útil para formular novas hipóteses.

A hipótese científica, nesse caso, tem como objetivo estender o conhecimento científico além das fronteiras do conhecimento teórico.

Se uma hipótese se torna verdadeira, ela se torna uma justificação de uma teoria científica. Se ela não é confirmada, ela vira um contra-argumento.

Hipótese de Gaia

Hipótese de Gaia, também chamada de Teoria de Gaia, é uma tese desenvolvida na década de 1960 pelo cientista inglês James Lovelock.

Essa tese propõe que o planeta Terra se comporta como um organismo vivo e inteligente, já que possui a capacidade de autorregular-se.

Dessa forma, o inglês Lovelock garante que a Terra consegue se manter, originar e alterar suas condições climáticas por ser um superorganismo.

Hipótese Nula

A hipótese nula pode ser vista nas áreas de estatística e probabilidade. Esta é conceituada como uma hipótese que é antevista de forma verídica até que provas estatísticas ou evidências surjam para provar o contrário.

A hipótese nula pode ser o tipo de hipótese usada para confrontar fatos.

Geralmente, a hipótese nula é desenvolvida sob a forma de uma igualdade, isto é, uma hipótese simples.

Hipótese de Riemann

Foi criada em 1859 por Bernhard Rieman, um matemático alemão.

Essa hipótese apresenta que os zeros da reta crítica não são reais e são colocados de maneira simétrica em relação ao eixo real, bem como à reta crítica.

A hipótese de Riemann está relacionada com os números primos. Atualmente, ela é considerada como uma das hipóteses não resolvidas mais famosas da matemática – sua solução seria de grande importância para diversas modificaçõesqy nas áreas da Teoria da Informação e da Física.

O significado de Hipótese está na categoria Significados