Significado de Holerite

O que é Holerite

Holerite é um termo que também é conhecido como contracheque ou demonstrativo de pagamento e é bastante utilizado em São Paulo. Curiosamente, o termo tem sua origem na derivação do nome de Herman Hollerith (1860 – 1929) que foi um grande empresário norte-americano que fez parte da fundação da IBM e que auxiliou na impulsão do uso de máquinas que faziam a leitura de cartões perfurados para o processamento de dados.

Este modelo foi, de certa forma, o que se pode considerar como o início do sistema de computação, uma vez que esses cartões serviam para arquivar dados, organizar as estatísticas e até contabilizar tanto os ganhos como as despesas realizadas com funcionários. Inicialmente, este documento recebia o nome e a grafia de Hollerith e mais tarde veio a se tornar Holerite, que também pode ser encontrado no Brasil como Olerite.

O Holerite consiste na indicação do valor do salário bruto de um empregado, além dos dados da empresa e do trabalhador, assinatura, acréscimo, deduções como, por exemplo, transporte, previdência privada ou contribuição sindical, valor líquido que o funcionário deverá receber e qualquer outra especificação que o empregador julgar necessário para constar no documento.

Durante muito tempo, o Holerite foi um documento de papel, mas é possível encontra-lo em formatos eletrônicos facilmente disponíveis na conta corrente do assalariado, que pode consultar o documento sempre que precisar. Esse modelo facilitou a rotina das empresas, como também trouxe facilidades para o empregado que pode vir a precisar consultar uma segunda via do Holerite.

No entanto, se o funcionário é um servidor público, poderá obter o seu holerite no site de sua instituição. Algumas prefeituras já disponibilizam um menu ou página em seus sites para que os interessados possam acessar por meio de login e verificar os dados.

Existem ainda sites como o “Meu holerite”, que foi criado pelo Employer e desde 1986 disponibiliza o “Painel RH” como ferramenta para o setor de Recursos Humanos, com soluções que facilitam a rotina de trabalho e as atividades estratégicas.

Nele, a empresa poderá contar com determinados serviços como: a Folha de Pagamento Online, o Ponto Eletrônico, os BPOs de Folha de Pagamento e Ponto Eletrônico, entre outros.

O Holerite ou contracheque é um importante documento para ambas as partes, ou seja, empregador e empregado, pois demonstra o vínculo empregatício, as informações e dados necessários para garantir os benefícios trabalhistas e serve ainda como uma espécie de comprovante que o empregado está recebendo devidamente o seu salário daquela empresa,  pela qual trabalha.

Com os holerites é possível acompanhar todos os detalhes do pagamento como os benefícios e direitos voltados ao trabalhador e serve também como um comprovante de renda que poderá ser apresentado a uma empresa ou instituição que venha a pedir.

O holerite deve conter todos os detalhamentos de direitos e benefícios a serem pagos ao funcionário, como também os descontos devidos. Em outras palavras, este documento, impresso ou digital, também serve para auxiliar no controle dos benefícios por parte do empregado que poderá verificar todos os importantes detalhamentos como é o caso dos vencimentos, descontos, contribuições e até a base de cálculo pela qual o funcionário está recebendo.

Por fim, o holerite representa a transparência e legalidade do direito e relações trabalhistas que deverá ser exigido pelo funcionário que, além de realizar o controle de contas e outras informações serve ainda como uma espécie de comprovante de renda, para a realização de compras parceladas ou cadastro em programas e/ou serviços de empresas.

 

 

O significado de Holerite está na categoria Significados