Significado de Homeostase

O que é Homeostase

Homeostase é a capacidade de o organismo exibir uma situação físico-química característica e constante. A homeostase é de essencial importância para a manutenção estável do ambiente interno do organismo.

Nos seres humanos a homeostase quer dizer consumo energético, ou seja, é o equilíbrio dinâmico entre as condições externas e as variações que possam ocorrer, quer sejam elas mínimas.

O termo homeostase é derivado da palavra grega "homeo", que significa igual, similar ou o mesmo e da palavra " stasis " que significa estático, parado. Ela nos remete a ideia de equilíbrio e estabilidade.

Uma das características da homeostase é a de conservação da temperatura adequada para que ela possa fazer as trocas necessárias que possam ocorrer no corpo e nas células, isso a uma temperatura de 37º C.

Homeostase de oxigênio para as células

Dependendo da altitude em que alguém esteja, é necessário algum tempo para que essa pessoa possa se adaptar ao ar rarefeito. A respiração e a quantidade de oxigênio são afetadas.

A respiração fica praticamente insuportável e para compensar essa falha o organismo acaba fazendo um processo homeostático. Ocorre uma intensificação no ritmo respiratório, o aumento das hemácias e consequentemente o aumento das hemoglobinas. Com as taxas de hemácias muito maiores os pulmões conseguem reter o pouco oxigênio que conseguem obter desse ar rarefeito.

Homeostase do metabolismo celular

No ambiente interno dos seres vivos não podem ocorrer alterações.  As composições químicas que são produzidas como ureia, amônia, creatinina, ácido úrico etc., devem ser descartadas para que as atividades fisiológicas mantenham-se dentro dos limites adequados. Por isso, elas são descartadas pelos pulmões, pelas glândulas sudoríparas, pelas glândulas sebáceas e pelos rins.

Se esses fatores estiverem em desiquilíbrio, afetarão as reações químicas essenciais para a manutenção do corpo dos seres vivos.

Fisiologia de algumas homeostases

A homeostase hipertrofia ocorre quando o corpo tenta se adaptar a uma mudança radical exercida pela pessoa. É o caso das mudanças de dieta oudas mudanças em que a pessoa deseja alcançar através das atividades físicas.

O corpo humano tem a facilidade de adaptação brusca e sempre que isso acontece ele procura fazer a homeostase. O organismo procura uma adaptação e um equilíbrio para que não haja perda muscular e perda de massa corporal.

A homeostase da glicose é essencial para o equilíbrio dos níveis de açúcar no organismo. A glicose é a sua principal fonte de energia, sendo armazenada para posterior metabolização. Quando ela está em desiquilíbrio pode causar doenças como o diabetes.

Homeostase metabólica consiste em manter o equilíbrio entre o meio externo e interno, dando a estabilidade estrutural e funcional aos nossos tecidos e órgãos, de forma a manter todas as estruturas funcionando adequadamente.

Os ossos contêm as maiores reservas de cálcio do nosso organismo. O cálcio é essencial para a formação dos ossos e pelas atividades intracelulares e das contrações musculares.  Homeostase do cálcio compreende a relação dos três sistemas: osso, rim e intestino, assim como de três hormônios: paratormônio, calcitonina e vitamina D.

O significado de Homeostase está na categoria Significados