Significado de HSBC

O que é HSBC

HSBC é o nome de um importante banco que atua em nível mundial. O nome é uma sigla para Hong Kong and Shanghai Banking Corporation o que traduzido para o português torna-se Corporação Bancária de Hong Kong e Xangai. Seu nome oficial é HSBC Holdings plc e atualmente é sediado em Londres, Inglaterra.

A companhia HSBC Holdings plc foi fundada pelo escocês Thomas Sutherland em 3 de março de 1865 em Hong Kong, numa época em que a cidade estava sob o domínio do Império Britânico. A companhia surgiu como uma empresa financiadora do comércio de ópio advindo do tráfico do Oriente.

Durante quase todo o século XX, a HSBC Holdings plc esteve sediada e concentrada em Hong Kong, contudo, a partir do momento que a influência britânica foi diminuindo na região, dando início ao processo que culminou com o território de Hong Kong devolvido para a República Popular da China, a companhia transferiu sua sede para Londres e, a partir dos anos 1980, a empresa expandiu seus negócio para a Europa e para os Estados Unidos.

O banco HSBC pertence ao Grupo HSBC e atua em todo o mundo prestando serviços financeiros e bancários que incluem a gestão de fortunas, banco comercial, banco global, banco de varejo e o chamado private banking.

O HSBC é um dos bancos mais importantes e poderosos do mundo atualmente e, no Brasil, atua desde 1997, quando assumiu as operações do banco Bamerindus. Sua sede no país localiza-se em Curitiba, Paraná.

O significado de HSBC está na categoria Significados