Significado de Humilde

O que é Humilde

Humilde é um adjetivo de língua portuguesa que se origina com a palavra grega “humus”, também utilizada na língua latina. Essa palavra, literalmente, significa “terra”. Nas línguas clássicas, o significado de humilde estava intrinsecamente relacionado à terra, à coisas rasteiras, sem elevação.

A palavra húmus, antes de chegar ao português, deu origem ao adjetivo latino “humilis”, de mesmo significado do adjetivo português.

O que é humilde

O adjetivo humilde é comum de dois gêneros, o que quer dizer que possui a mesma forma tanto no masculino quanto no feminino.

Uma pessoa humilde é alguém que tem a virtude da humildade, ou seja, que é modesta, que é simples, que não age com arrogância e que não julga ser superior aos outros. Ainda, é uma pessoa submissa e recatada.

Muitas vezes, porém, um sinônimo de humilde é a falta de recursos financeiros, ou seja, humilde também pode ser um eufemismo de pobre. É preciso ter em mente, porém, que essa é uma figura de linguagem e ser humilde não tem necessariamente qualquer relação com bens materiais. Uma pessoa milionária pode ser humilde em suas atitudes e comportamentos e uma pessoa pobre pode ser soberba.

Na Bíblia e, por consequência, nas religiões de cunho cristão, a humildade é uma característica exaltada, pois é a consciência de ser pequeno frente a Deus e, aos olhos Dele, ser iguais a todos. Ser humilde é uma das formas de ter atitudes cristãs, ou seja, de agir como Jesus Cristo.

Uma pessoa que tem a aparência de humildade pode ser tanto alguém humilde em espírito quanto em dinheiro.

A palavra aparece na famosa música de Michel Teló, Humilde Residência.

O significado de Humilde está na categoria Significados