Significado de Iatrogenia

O que é Iatrogenia

Iatrogenia é um termo de origem grega, onde iatro, pode ser traduzido como médico, curador, curandeiro e genia como origem ou causa. Assim, etimologicamente, iatrogenia pode ser literalmente traduzida como “causa médica”. O termo Iatrogenia é assim um termo do âmbito da medicina que se refere a malefícios e doenças causados pelo tratamento médico.

Do ponto de vista etimológico, o termo pode ser aplicado para se referir tanto aos bons como aos maus resultados advindos de um tratamento médico. Contudo, em geral, Iatrogenia é tecnicamente usada para se referir a efeitos danosos causados ao paciente por determinado tipo de tratamento.

Quando entramos no âmbito da farmacologia, iatrogenia se refere a patologias e doenças resultantes do efeito colateral de um medicamento dado. E de uma forma geral podemos usar o termo iatrogenia em todo tipo de atividade ligada à área da saúde. Também pode aparecer para se referir a danos causados por outros profissionais, como dentistas, terapeutas, psiquiatras, enfermeiros, psicólogos e etc. Da mesmo forma, curandeiros e a medicina alternativa podem ter o resultado de suas ações classificados como iatrogenia.

Causas da Iatrogenia

As causas da iatrogenia são diversas e variadas, entretanto, podemos apontar algumas de suas principais causas, e dentre elas destacamos: erro médico, prescrições médicas com caligrafia indecifrável, negligência médica ou atendimento de má qualidade, suicídio assistido ou eutanásia, medicamento mau ministrado, medicamento com efeitos adversos, diagnósticos equivocados, má qualidade dos hospitais, tratamentos radicais, automedicação, profissionais mal preparados para a função, interação medicamentosa, transfusões de sangue, entre outras.

O significado de Iatrogenia está na categoria Significados