Significado de Ibidem

O que é Ibidem

Ibidem é uma palavra que tem origem no latim e significa no mesmo lugar. Esta expressão é utilizada como referência bibliográfica no Brasil como forma de referenciar uma obra já citada naquela página da obra.

O termo ibidem ajuda a tornar o texto mais leve e menos repetitivo. Isso porque ele é usado para substituir a citação de um autor, obra e página já citados anteriormente naquela página.

Em companhia de outros termos latinos que expressam outros significados, nos quais veremos a seguir, o ibidem é um auxílio inserido nas diretrizes da Associação Brasileira das Normas Técnicas (ABNT). O ibidem fica no rodapé da página e é acrescentado do número da página, caso necessário. A abreviatura de ibidem é IBID.

Idem e Ibidem

Outra expressão latina muito utilizada em referências bibliográficas é o idem. A diferença entre as duas expressões está no fato de que, enquanto o idem é empregado para evitar a repetição do nome do autor em uma citação subsequente, o ibidem na ABNT é indicado quando é repetido também o nome da obra.

Exemplo de idem

1 BAUMAN, 2001. p.36.

2 Idem, 2005., p.112.

Exemplo de Ibidem

1 CARDOSO, 1973., p.55.

2 Ibidem. p.56.

Para evitar a repetição de idem e ibidem na mesma página você poderá utilizar idem ou ID. no primeiro caso e ibidem ou IBID. no segundo.

Ibidem e outros termos latinos

Há outras expressões que podem até mesmo confundir a cabeça do estudante que tenta colocar o texto dentro das normas. Ibidem ou op. cit, qual é o mais indicado? Ambas são usadas para uma obra já citada. A diferença está no local e depende da ordem. Quando a citação vem logo depois da obra, usa-se ibidem, quando é intercalada por outra obra, se torna op. cit.. Veja o exemplo:

1 BAUMAN, 2001. p.36.

2 CARDOSO, 1973., p.55.

3 Ibidem. p.56.

4 BAUMAN, op. cit., p.40.

Outra é o apud, expressão que significa “citado por”, quando você cita uma obra que está mencionada em outra. Empregar o ibidem junto com apud vale apenas em uma repetição de obra na mesma página, como no exemplo:

1 BAUMAN APUD CARDOSO, 1973, p. 120)

2 BAUMAN apud CARDOSO, ibidem, p. 121)

O significado de Ibidem está na categoria Significados