Significado de Iconoclasta

O que é Iconoclasta

Iconoclasta é um adjetivo e substantivo de dois gêneros. O termo vem do Grego ikonoklastés, que significa “destruidor de imagens”, de eikon, que é “imagem, aspecto”, mais klastés, que é “aquele que quebra”.

O que é Iconoclasta:

O significado de Iconoclasta é o nome dado para o membro do movimento de contestação à veneração de ícones religiosos, conhecido como Iconoclastia, que teve seu surgimento no século VIII, durante o Império Bizantino.

A Iconoclastia era um movimento político-religioso que rejeitava a veneração, a contemplação ou a adoração de imagens e ícones religiosos por acreditar que isso era um ato de idolatria. O conflito da Iconoclastia perdurou durante o império de Leão III (717-741) e de seu neto, Teófilo (829-842).

Durante o império de Leão III, foi-se estabelecido que a idolatria (e criação de ídolos) era uma atitude proibida e que os indivíduos deveriam adorar somente Deus, desprezando as imagens. Ainda, naquela época, aqueles que não respeitassem essa ordem eram perseguidos, exilados e torturados. Leão III foi o propulsor do movimento iconoclasta.

O iconoclasta é o indivíduo que estraga ou destrói imagens religiosas, símbolos ou monumentos artísticos (obras de arte). O termo acabou ganhando um sentido mais amplo posteriormente, abordando também aquele que não respeita as tradições, convenções, regras ou normas. No sentido figurado, iconoclasta é toda pessoa que não acredita no culto ou na idolatria de qualquer coisa ou pessoa.

O iconoclasta classifica a pessoa que é hostil aos princípios morais sãos, que procura destruir o crédito ou reputação dos outros.

Os iconoclastas tinham como grande preocupação a ordem política e religiosa, pois procuravam evitar a aproximação entre os povos que possuíam outras religiões, em detrimento do catolicismo. Além disso, os iconoclastas tinham medo do poder e da influência econômica e política da Igreja que continuava se desenvolvendo pelo Império Bizantino através da construção de templos, igrejas e mosteiros.

Atualmente, é ainda possível encontrar a Iconoclastia em algumas religiões, como é o caso do Islamismo, Judaísmo e Cristianismo.

O significado de Iconoclasta está na categoria Significados