Significado de Idealismo

O que é Idealismo

Idealismo, num sentido coloquial, seria a propensão a acreditar, defender ou apoiar ideias, por mais distantes da realidade que elas pareçam. Neste sentido, o idealismo é a atitude daquele que age de acordo com ideias e ideais que lhes inspiram, que acredite ser o mais certo, o melhor para a humanidade.

Um homem pode, por exemplo, entrar para a política sem ser idealista, simplesmente motivado por seu senso prático, num atitude pragmática que pretenderá tirar da política o melhor para si e para aqueles que pretenda ajudar. Porém, um homem pode entrar para a política motivado por seu idealismo, por algum conjunto de ideias que nortearam as suas ações, achando que com a política irá mudar o mundo, que com a política promoverá os avanços que a sociedade necessita e que ela atenderá todos os seus anseio e demandas.

Contudo, isso é só um idealismo que de fato não corresponde com a realidade, e neste sentido, a palavra pode ser vista como sinônima de romantismo, ilusão, fantasia.

O Idealismo na Filosofia

O idealismo é um dos temas ou perspectivas mais presentes e debatidas em toda a história do pensamento ocidental. Em filosofia, basicamente, idealismo é a tendência a ver nas ideias a fonte do conhecimento, numa oposição ao materialismo ou ao realismo, que veem no mundo real, no mundo físico a origem do conhecimento.

Para os idealistas, tudo primeiro se dá na mente, para depois surgir no mundo real. Do ponto de vista do homem, por exemplo, uma cadeira precisa primeiro ser concebida em sua mente como vontade, necessidade ou projeto, para depois ser construída, ou seja, para se ter então a ideia executada. Já numa visão materialista de mundo, são as necessidade e experiências no mundo físico que promoverão na mente do homem a ideia de se construir uma cadeira.

Os filósofos que partem do idealismo para construir o seu pensamento começaram a atuar pelo menos desde Platão, que concebeu a famosa teoria do mundo das ideias. Para Platão, o mundo das ideias era o mundo perfeito, de onde todas as coisas descendiam. O mundo em que vivemos é o mundo das aparências, aquele que é uma cópia imperfeita do mundo das ideias.

O discípulo de Platão, Aristóteles, é o primeiro a se opor a esse pensamento. Para ele, é a partir de um estudo detalhado daquilo que temos em nossa volta, o mundo real, é que poderemos então construir o conhecimento.

A disputa filosófica continuou através dos séculos e no time dos idealistas encontraremos nomes como Descartes, Kant e Hegel, enquanto que no time dos materialistas estarão nomes como os de Marx e Comte.

O significado de Idealismo está na categoria Significados