Significado de Idiota

O que é Idiota

Idiota é uma palavra que chega ao português através de termo latino de mesma grafia, derivado do grego “idiótes”, que era uma palavra utilizada para designar pessoas leigas, sem conhecimento profissional. Assim, o significado de idiota, em sua origem, seria o equivalente ao português “ignorante”, quando utilizado sem sentido pejorativo.

O que é idiota

A palavra idiota chegou até a língua portuguesa com sentido pejorativo. Idiota significa tolo, pateta.

Assim, embora no grego original uma pessoa idiota fosse aquela sem conhecimentos específicos, em português o idiota e alguém burro, imbecil, sem bom senso. Chama-se de idiotice o resultado das ações de quem é idiota.

É importante ressaltar que chamar alguém de idiota é um ato ofensivo, uma vez que o termo é pejorativo e depreciativo.

Na psiquiatria, por outro lado, o termo idiota é utilizado para se referir a alguém que sofra de idiotia. A idiotia é o diagnóstico de deficiência mental, tendo um grande grau de atraso mental, em geral ligado a lesões ocorridas no cérebro. O indivíduo que se encontra em estado de idiotia profunda apresenta suas capacidades extremamente reduzidas e se encontra em um estado muito semelhante ao do coma.

Idiota em inglês é “idiot”.

O Idiota (livro)

“O Idiota” é o nome dado a um romance escrito pelo russo Fiódor Dostoiévski. O livro narra a vida de um homem bom e também humanista, mas que sofre de epilepsia. Devido à suas atitudes de bondade e compaixão, ele é visto pelos demais como sendo uma pessoa idiota.

O significado de Idiota está na categoria Significados