Significado de IFRS

O que é IFRS

IFRS é uma sigla.

O que é IFRS:

O significado de IFRS é Instituto Federal do Rio Grande do Sul, mas com nome extenso de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Esta é uma instituição pública federal, criada em 29 de dezembro de 2008, a partir da Lei nº 11.892. Por força de lei, o IFRS é uma autarquia federal que está vinculada ao Ministério da Educação (MEC), gozando de prerrogativas com autonomias administrativa, financeira, patrimonial, disciplinar e didático-científica.

Sua reitoria está localizada na cidade de Bento Gonçalves.

No estado, são 17 campis, situados em Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha, Erechim, Ibirubá, Feliz, Osório, Restinga (Porto Alegre), Porto Alegre, Rio Grande e Sertão, além daqueles que estão em processo de implantação em Alvorada, Rolante, Veranópolis, Vacaria e Viamão.

As estruturas dos campis visam promover a educação profissional, assim como a tecnológica. É também objetivo impulsionar o desenvolvimento sustentável destas determinadas regiões.

Atualmente, o IFRS:

  • Possui aproximadamente 16 mil alunos,
  • Oferta 200 opções de cursos técnicos e superiores em diferentes modalidades,
  • Oferta cursos de pós-graduação,
  • Oferta programas do governo federal Mulheres Mil, Proeja e Formação Inicial Continuada (FIC),
  • Está entre os dez maiores institutos federais do Brasil – tratando-se de número de servidores e alunos.

É, afinal uma importante rede de ensino do Rio Grande do Sul e para o ensino nacional como um todo.

IFRS e Contabilidade

IFRS é também um acrônimo em inglês para International Financial Reporting Standards, que, traduzindo-se ao português, significa “Normas Internacionais de Informação Financeira”. Esta sigla faz parte da área da contabilidade, pois aborda as normas internacionais de práticas contábeis emitidas e revisadas pelo International Accounting Standards Board (que é o “Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade”).

No Brasil, as empresas devem elaborar e registrar suas operações contabilmente com base em práticas aceitas e regulamentadas por Lei Federal do país, através das Leis nº 11.638/07 e 11.941/09.

Entretanto, o órgão que tem como responsabilidade regulamentar as práticas e os princípios contábeis no Brasil é o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que tem como função emitir as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) – que, vale frisar, tem força de Lei federal.

O significado de IFRS está na categoria Significados